A atleta catarinense Vanessa Serafim, 31 anos, moradora de São José, na Grande Florianópolis, conquistou mais dois outros no Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-jitsu, realizado neste final de semana no Centro Multiuso, em São José. Ela competiu em duas categorias: peso pesado, com atletas acima de 80 quilos e na categoria absoluto, onde atletas de qualquer peso se enfrentam respeitando apenas a sua graduação da faixa e a idade.
Vanessa venceu as quatro lutas que disputou, mantendo sua invencibilidade nos últimos campeonatos que disputou. “Sai do campeonato com resultado super positivo, subindo no ranking com quatro vitórias por finalização”, celebra. E mais: “Minha maior dificuldade é comigo mesma, onde tenho que lidar com o nervosismo. Meu objetivo é conseguir manter a constância e ritmo de lutas este ano”.
A próxima disputa será no dia 17 de fevereiro, na Copa Desterro. A atleta treina para alcançar ranking e patrocínio para disputar, em 2025 o Campeonato Europeu de Jiu-jitsu.
“Sonho com a popularização da modalidade entre as mulheres, a valorização e o apoio. Mas além, espero futuramente chegar ao maior nível de graduação da luta para assim levar os ensinamentos aprendidos adiante, me espelhando nos meus mestres para ser também uma grande mestre do jiu-jítsu. O jiu-jitsu é uma filosofia de vida. Para as crianças, especialmente, é uma maneira incrível de construir confiança e autoestima, ensina valores fundamentais como disciplina, respeito e humildade. Minha vontade é poder contribuir com a formação social de crianças e jovens que muitas vezes não encontram oportunidades”, comenta.
Em novembro de 2023 Vanessa conquistou duas medalhas de ouro no Camboriú Internacional Open 2023 – IBJJF Jiu-Jitsu Championship, em Camboriú, campeã na categoria Master 1 Pesado até 79 kg e no peso absoluto Master 1, ambos na faixa azul.