A busca por valores como segurança, conforto, comodidade, retorno de investimento e privacidade tem crescido consideravelmente no Brasil, principalmente depois da pandemia. Dados do último Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022, divulgados em fevereiro, apontam que 87,2% da população brasileira mora em casas ou “casas de vila” ou em condomínios. Sabendo disso e envoltos por uma das paisagens mais bonitas do litoral catarinense, a BGN Empreendimentos apostou em um segmento específico do mercado imobiliário: os condomínios residenciais horizontais.
Fundada pelos sócios Laélio Flávio Vieira Neto e Guilherme Vieira da Cunha a empresa iniciou suas atividades em 2018, atuando na criação e execução de condomínios fechados de alto padrão, sejam eles residenciais e logísticos. “Nossa busca é por oferecer projetos de extrema qualidade e que proporcionem bem-estar, lazer, segurança e qualidade de vida para as famílias. Sabemos que o litoral catarinense vive uma pungente fase de crescimento no setor imobiliário, então, além de todos os pontos positivos, entregamos um empreendimento com alta rentabilidade”, destaca Laélio Neto.
No portfólio da BGN Empreendimentos já estão dois empreendimentos, o Villa Arvoredo, em Itapema, e o Jardim do Mar, que será lançado em breve, em Bombinhas. O primeiro está localizado a apenas 3 km do mar, integrado à exuberante natureza da Mata Atlântica, e oferece 57 lotes exclusivos, com infraestrutura subterrânea, área de lazer completa e portaria e segurança 24 horas. A previsão de entrega é no segundo semestre de 2024.
Já o Jardim do Mar promete surpreender a região com o seu conceito de Club House e sua localização: a poucos metros do mar. Com uma área total de 200 mil m², contemplando 113 lotes, o empreendimento também destaca-se pela sua atrativa área comum composta por trilha ecológica, três salões de festas, quadras esportivas, piscinas, academia e spa, dentre outros benefícios aos moradores.
“Temos mais dois lançamentos previstos para os próximos dois anos, algo que consolidará ainda mais a nossa atuação neste segmento de condomínios horizontais. Registramos um crescimento de 65% no último ano e a nossa expectativa é que, para o ano subsequente, esse crescimento atinga a marca de 110%, o que representará um VGV estimado de R$ 600 milhões para os empreendimentos de nosso portifólio, os lançados e os dois que serão apresentados ao mercado em breve”, completa Guilherme.
Tecnologia e sustentabilidade
Um dos destaques em ambos os projetos, e que marcam os empreendimentos da BGN, é a constante busca pela inclusão de tecnologias, seja nas técnicas construtivas ou com sistemas e recursos que facilitem o dia a dia dos moradores. Itens como o uso de lâmpadas Led, com placas autônomas e que se alimentam de energia solar, e controle e segurança com plena automação e reconhecimento facial estarão presentes nos empreendimentos.
Quando o assunto é sustentabilidade, a BGN Empreendimentos destaca a reutilização da água da chuva nas áreas comuns dos condomínios. Também haverá uma área de compostagem de resíduos orgânicos, além de espaços para separação e destinação correta dos resíduos produzidos pelas residências. “Estamos em um ambiente que por si só é incrivelmente preservado, mas nós precisamos fazer sempre a nossa parte. Assim, buscamos sempre preservar acima de 50% das áreas que nossos condomínios estão inseridos, mantendo as áreas naturais e, inclusive, desenvolvendo espaços como horta e pomar em nossa estrutura”, completa Neto.