Escola de Música de Blumenau tem no seu quadro professor autista

A música é uma linguagem universal que transcende barreiras e conecta corações. A recém-inaugurada School of Rock Blumenau, maior rede de escolas de música do mundo, fortalece essa conexão com um toque especial de inclusão. Além de uma metodologia diferenciada, a escola conta com o professor Leandro Oséas da Silva, músico autista que leva para a sala de aula um jeito acolhedor de lecionar música.

Muito mais do que uma metodologia diferenciada, a School of Rock é comprometida em aproximar pessoas por meio da música e potencializar talentos, fazendo com que elas se sintam parte desse universo. Para isso, a escola conta com uma estrutura que é pensada nas pessoas com deficiência, com profissionais especializados, atividades sensoriais, arquitetura e banheiros acessíveis.

Música como ferramenta para Inclusão Social

O professor Leandro Oséas da Silva, violino e musicalização infantil, é diagnosticado com autismo e altas habilidades. Sua história na música começa quando ainda era criança, dentro de casa, vendo sua mãe tocar o acordeon. Soltou sua voz em corais da sua cidade e por um tempo se dedicou a aprender a tocar violão. No violino, os estudos começaram quando ele tinha 10 anos.

O professor Leandro Oséas da Silva, músico autista, leciona violino e musicalização infantil na School of Rock. Divulgação

Atualmente, Léo, além de professor de música da School of Rock, tem um atelier onde constrói cópias e restaura instrumentos musicais antigos, além de cuidar da manutenção de diversos instrumentos musicais, como, violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. “O apoio que tive da minha família foi imprescindível para que eu pudesse entender a minha condição. Tive um diagnóstico tardio e, mesmo assim, o amor e suporte dos meus pais foram muito importantes”, afirma Leandro.

Com uma bagagem musical e uma carreira consolidada, ele atua há 20 anos como músico e entende que as aulas de música devem aguçar audição, ritmo e potencialidades de cada turma. “Meus alunos costumam me receber muito bem, pois sempre tenho algo novo, diferente e divertido para propor em cada aula. Eu exponho a beleza de musicar, proporcionando possibilidades que me incluam no cotidiano de cada pequenino. Em minha visão, este deve ser o primeiro momento da criança, reconhecer os sons e posteriormente as suas funcionalidades”, explica o professor.

Música para promoção da Saúde Mental

Além da inclusão, a música também pode ser aliada com tratamentos e terapias para cuidar da saúde mental. De acordo com a OMS, o Brasil possui a população com maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Um estudo realizado no Reino Unido aponta que 75% dos britânicos utilizam a música para aliviar o estresse do dia a dia.

Recentemente, a equipe da School of Rock proporcionou uma tarde de experiências na AMcom, uma empresa de tecnologia em Blumenau. A intervenção reuniu colaboradores que tocaram um instrumento pela primeira vez e puderam viver a sensação de estar num palco, com uma banda. A ideia desse encontro foi mostrar como a música pode auxiliar no estresse e na ansiedade e, também, trazer um momento de lazer na rotina de trabalho.

“A música é arte, entretenimento e tem um papel significativo na inclusão e na promoção da saúde mental. Para além do lazer e de lapidar talentos, podemos colher inúmeros benefícios praticando algum instrumento e trazendo a trilha sonora para nossas vidas, ainda mais quando nós mesmos somos protagonistas em nosso palco” afirma Breno Wilker, sócio-proprietário da escola.

Para mais informações e matrículas é só entrar em contato no @schoolofrockblumenau ou (47) 99793-7658.

Compartilhe!