O Edtech Mantenedoras, evento promovido pela Robomind em Blumenau no dia 22 de maio, reuniu diretores de redes escolares e secretarias municipais de educação de sete estados brasileiros para discutir o papel da tecnologia na aprendizagem e explorar maneiras de transformá-la em uma aliada.
Os 44 educadores vindos de Tocantins, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina passaram por uma imersão no mundo da robótica, com atividades como montagem de robôs e programação, todas com foco no trabalho em equipe e pensamento crítico, além de trabalhar qualidades como criatividade e comunicação.
Ezequiel Antunes de Lima, da secretaria municipal de Fraiburgo (SC), conta que ficou impressionado com a forma como a empresa aborda a educação e com a visão de futuro da Robomind. “A tecnologia tem um papel importantíssimo. Precisamos preparar nossos alunos para o futuro, para o mercado de trabalho. Eles precisam saber como funciona o que está ao redor deles para poder criar coisas novas”, afirma.
Os participantes ainda fizeram um tour pela sede da Robomind e pelo novo centro de distribuição da empresa.
Noeli Sandra Dallacosta, coordenadora de tecnologia da Secretaria Municipal da Educação de Caçador (SC), comenta que gostaria de levar para todas as 21 escolas municipais da cidade esse formato de educação. “Nós queremos que o aluno seja o protagonista e aprenda fazendo. Os robôs agregam muito valor e são muito atrativos para as crianças, porque ficar só olhando um quadro com escrita, já não ajuda mais”, opina.
Renata Gagliano Porciúncula, diretora de duas unidades do Grupo Preve, de São Paulo, afirma que implantaram o modelo de educação e o resultado tem sido positivo. “Percebemos os estudantes mais engajados, é uma aula que eles esperam para fazer, em que trabalhamos matemática e ciência, tornando o aprendizado mais significativo”, finaliza.
O próximo Edtech acontece em 17 de junho, e deve reunir novamente diretores para pensar o futuro da educação. “Encontros como esse são muito importantes para engajar os educadores, proporcionando um espaço para troca de ideias e experiências, além de popularizar o ensino da robótica e incentivar a incorporação dessas tecnologias nas salas de aula”, finaliza André Brandão Sala, CEO da Robomind.
Sobre a Robomind
Com sede em Blumenau (SC) e presença em mais de 20 estados brasileiros, a Robomind é uma empresa especializada em projetos e educação tecnológica e robótica. Atua em mais de 500 escolas e já impactou mais de 200 mil estudantes, do ensino infantil ao médio. Conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e apoio de parceiros globais como Lego e Roborobo. A empresa também conta com franquias em Portugal, México e Angola.
Mais informações: www.robomind.com.br