O time de voluntários de uma das organizações sem fins lucrativos mais longevas e atuantes de Blumenau (SC) vai crescer. Os Trapamédicos estão com inscrições abertas para seleção de novos voluntários para atuarem nos Trapapets, programa que promove visitas a casas de acolhimento de idosos acompanhadas de cães. O objetivo das visitas é a transformação do ambiente, com uma atividade terapêutica para os visitados.
Para se inscrever, basta entrar em contato através do e-mail rh@trapamedicos.com.br com o assunto “quero ser voluntário”. As inscrições vão até 14 de junho e passarão por etapas de cadastro, entrevista e dinâmica.
Os cães que forem inscritos pelos seus tutores precisam ser castrados, ter entre 18 meses e cinco anos, estar com a vacinação em dia e ter um comportamento dócil e sociável, já que irão interagir com pessoas idosas e receber carinho.
Todos os aprovados passarão por uma série de treinamentos para desenvolverem atividades assistidas por animais e serão acompanhados no primeiro ano de voluntariado em um programa chamado Café com Leite. Depois disso, são avaliados novamente e, caso formados, passam a integrar o grupo definitivamente.
Um dos diferenciais dos Trapamédicos, de acordo com a presidente da entidade, Vanessa Venceslau, é exatamente a formação e o acompanhamento constante. “O nosso trabalho, apesar de usar o humor como ferramenta, é muito sério e impacta diretamente a vida das pessoas. Por isso, os investimentos em capacitação são tão constantes”, diz.
Os Trapamédicos têm mais de 15 anos de atuação e mais de 60 mil visitas realizadas. Só em 2024, quase 1,5 mil pessoas foram impactadas tanto em hospitais quanto em casas de repouso e acolhimento por um time atual de mais de 50 pessoas. Mais informações estão em www.trapamedicos.com.br ou nas redes sociais @trapamedicos.