Coro Misto Santa Cecília lança livro alusivo à sua trajetória centenária

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar, recebe no próximo dia 7 o lançamento do livro “Coro Misto Santa Cecília de Gaspar: uma epopeia de vozes”, de Celine Bohn Gaertner e Leandro Gaertner. A obra conta a história dos mais de 100 anos do grupo, um dos mais antigos do Brasil de forma ininterrupta, através do relato de membros que fizeram parte dessa trajetória.

Grupo é um dos mais antigos do Brasil de forma ininterrupta e é regido por Denilson Carlos Creuz e formado por 28 voluntários. Divulgação

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 221558), com idealização e organização do Coro Misto Santa Cecília e com o patrocínio das empresas Ceramfix e Linhas Círculo, além do apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar.

O evento aberto ao público tem início às 20h15, após a missa de Ação de Graças. Em comemoração, será realizada uma apresentação de concerto, com convidados como Coro Camerata Vocale, com Paula Tessarolo na regência, Fabiano “O Tiziu” no violão, Mike Zeller no contrabaixo, Leandro Gaertner na flauta, Paulo Mannes e Ana Betina Plauz no violino, Mayla Valentin na percussão, Rafa Girardi no piano e os solistas Paula Tessarolo, Celine Bohn Gaertner, Daniel Luiz Spengler, Marcos Silva e Denilson Creuz.

Grupo é um dos mais antigos do Brasil de forma ininterrupta e é regido por Denilson Carlos Creuz e formado por 28 voluntários. Divulgação

Atualmente, o Coro é regido por Denilson Carlos Creuz e formado por 28 voluntários, das mais variadas idades, e interpreta músicas populares, clássicas e folclóricas em vários idiomas, além das músicas sacras. Tem por objetivo a difusão da forma canto coral, através das apresentações em cerimônias religiosas, concertos, recepções e eventos culturais e cívicos. Em 2019, Coro recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Gaspar, em reconhecimento ao trabalho do coro na formação cultural em nosso município. Todos os interessados são bem-vindos a participar do Coro!

Criação do Livro

A obra tem origem em uma pesquisa iniciada ainda no ano 2000 por Celine Bohn Gaertner, durante seu Trabalho de Conclusão de Curso em especialização em Educação Musical na FURB. Duas décadas depois, o texto é revisado e ampliado por Leandro Gaertner, chegando a versão final que será lançada.

Através de entrevistas, documentos, fotos e relatos, a narrativa passa cronologicamente por toda a trajetória histórica do Coro, com sua fundação pelo músico religioso Frei Pedro Sinzig, no ano de 1898 em Gaspar (SC), relembrando diversos regentes e cantores/cantoras que estão ou estiveram presentes nesses mais de 100 anos de grupo.

Compartilhe!