Em sua terceira edição, a Copa Guaraní: Concurso Internacional de Cervejas reúne em Assunção, no Paraguai, mais de 60 juízes especialistas de pelo menos 20 países para julgar as mais de mil amostras inscritas na competição. Um dos representantes da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros, lançada oficialmente em março deste ano, durante a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, em Santa Catarina, o concurso paraguaio mostra a força de um mercado com interesses em comum, e uma união inédita no mundo cervejeiro.
“Trata-se do fruto de um trabalho colaborativo que une competições do Paraguai, Brasil, Argentina, México, Peru, Colômbia e Uruguai”, afirma o anfitrião Francisco Montanaro.
Para Develon da Rocha, responsável pelo CBC Brasil – Concurso Brasileiro de Cervejas, em março de 2025, em Balneário Camboriú, é mais uma coroação da importância da entidade. “Tudo foi plantado no Brasil, mas é uma conquista de todo o mercado cervejeiro, aberta a mais e mais adesões”, afirma, citando a presença de Douglas Merlo, coordenador técnico do CBC Brasil, da peruana Silvia de Tomás e de Nicolas Boan, representante da Argentina.
A Federação tem o objetivo de tornar a cerveja ainda mais difundida. “É uma união inédita, que demonstra a maturidade deste segmento que a cada dia demonstra mais unidade”, comenta Rocha.