A CEO da Ferrara Cidadania Italiana com o advogado italiano Riccardo de Simone
Encontro aconteceu em Curitiba, neste final de semana e contou com a presença de catarinenses e paranaenses
No último dia 10 de agosto, a Ferrara Cidadania Italiana promoveu o evento Ferrara Giorno, no Restaurante Terra Madre, em Curitiba, para falar sobre como reconhecer a cidadania italiana pela via judicial, uma vez que a demora através do consulado de Curitiba é muito grande.
Destinado a clientes e a um público pré-inscrito, vindos do Paraná e Santa Catarina, o evento contou com a presença do advogado italiano, Riccardo De Simone, parceiro da Ferrara, para ajudar nos esclarecimentos. “Tivemos uma tarde agradável com bate-papo e informações precisas sobre a atualidade da cidadania italiana e como a via judicial é uma alternativa favorável para os residentes do Paraná e Santa Catarina, já que há uma dificuldade de obter agendamento no consulado italiano de Curitiba. A presença de alguns catarinenses nos motivou a em breve organizar uma ação no Estado para garantir uma proximidade maior com os descendentes dessa região e a nossa empresa, que é referência e pioneira nesse segmento”, disse Camila Malucelli, CEO da Ferrara.
Ela pontua que a via judicial nem sempre é a primeira opção, mas a dificuldade em conseguir agendamento e a lentidão do processo estão fazendo os solicitantes do Paraná e de Santa Catarina optarem por essa alternativa.
De acordo com dados da Coordenação Consular da Embaixada da Itália no Brasil, entre 2014 e 2023 houve um aumento de 101% nas inscrições para o reconhecimento de cidadania italiana no Consulado Geral da Itália em Curitiba, saltando de 71.775 para 144.506 processos.
No entanto, na atualidade, obter a cidadania italiana tem sido um desafio para estes cidadãos. A dificuldade em agendar a entrada do pedido no consulado italiano de Curitiba, que atende os dois estados, leva os requerentes a buscarem alternativas, como a via judicial, que tem se mostrado mais rápida e segura.
Fotos: Gian Galani