Tour de Fábrica da Nugali Chocolates recebe prêmio Expressão de Ecologia

Um dos mais saborosos pontos turísticos de Santa Catarina receberá neste sábado (31) o prêmio Expressão de Ecologia, o mais longevo do país na área ambiental. O Tour de Fábrica da Nugali Chocolates, em Pomerode, será premiado na categoria Turismo e Qualidade de Vida, em reconhecimento às iniciativas de educação ambiental e conservação de recursos naturais implementadas pela marca.

Este é o segundo ano consecutivo em que a empresa catarinense é reconhecida pelo Prêmio Expressão Ecologia. Em 2023, a Nugali havia sido premiada pelo desenvolvimento da primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do Brasil. O caráter educativo do Tour Nugali também já havia sido reconhecido pelo Prêmio ADVB ESG. Além disso, o ponto turístico também foi incluído em 2024 entre as oito melhores atrações para a família em todo o mundo pelo Tripadvisor.

Aberto em 2021, o Tour Nugali recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Eles descobrem no passeio atrações curiosas, como espécies de abelhas brasileiras circulando livremente, árvores carregadas de frutos de cacau em pleno inverno de SC e a fabricação ao vivo do chocolate nacional mais premiado no exterior.

O caráter educativo do Tour Nugali também já havia sido reconhecido pelo Prêmio ADVB ESG. Foto: Humberto Furtado, Divulgação

Veja abaixo sete atrações do tour pela fábrica da Nugali que guardam verdadeiras descobertas para os turistas em Pomerode.

1 – Cacaueiros de verdade
Para muitos dos visitantes, o Tour Nugali proporciona uma experiência inédita: ver e tocar um cacaueiro de verdade. Não é nada comum encontrar essa árvore no Sul do Brasil, onde o inverno rigoroso inviabiliza o desenvolvimento saudável das plantas. Mas na estufa, que é uma das primeiras atrações do passeio, eles crescem com vigor e dão frutos em cores vivas.

Diferentes variedades de cacaueiros convivem no espaço, construído levando em conta a tradicional técnica construtiva enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães para Pomerode. Os cacaus da estufa, entretanto, não são usados na produção. Conforme demonstra o tour, os cacaus da fábrica vêm de cooperativas de cacauicultores da Bahia, do Pará e do Espírito Santo.

2 – Plantas de baunilha

No Tour Nugali, o visitante descobre que as favas de baunilha, ingrediente fino e delicado, nascem de uma bonita espécie de trepadeira, também cultivada dentro da estufa. Também aprende que em poucos lugares do planeta é possível produzir as desejadas favas. O Sul do Brasil não é uma delas.

A Nugali usa apenas baunilha natural (importada) em suas receitas, sem fazer uso de saborizantes ou outros aditivos químicos. O passeio explica a relevância dessa decisão para a saúde dos consumidores.

3 – Abelhas brasileiras

Quem visita a fábrica da Nugali não deve estranhar pequenos insetos circulando na área externa e pela estufa. São abelhas nativas brasileiras, importantes para a polinização dos cacaueiros — e de toda a nossa flora. Colmeias ativas de abelhas mandaçaia, mirim e jataí estão expostas no tour.

Não se preocupe! Diferente da abelha mais conhecida (abelha européia, importada séculos atrás), as abelhas brasileiras são inofensivas, sem ferrão. Essas e outras curiosidades sobre os bichinhos são abordadas em conteúdos didáticos no local.

4 – Chocolates de verdade

O mercado brasileiro de chocolates de verdade, chamados de bean to bar, foi inaugurado pela Nugali, em 2004. A empresa catarinense trouxe para o Brasil o método de produção em que o fabricante controla todos os processos, desde as fazendas de cacau até a embalagem.

Nas estações do tour em que observa a fábrica por dentro, o visitante percebe como o bean to bar beneficia o consumidor e também o meio ambiente. Isso porque, para se cultivar um cacau de boa qualidade, as florestas do entorno precisam estar preservadas. Sombra e umidade são essenciais para a saúde dos cacaueiros.

5 – Os cheiros de um chocolate

Mesmo quando propõe experiências sensoriais, o Tour Nugali convida o visitante a fazer uma imersão na natureza. Dispostos em pequenas caixas, ingredientes 100% naturais, como cacau, baunilha, pimenta-rosa, café e avelã, podem ser identificados e sentidos pelo olfato, com a ajuda de pequenos foles.

O espaço interativo provoca os sentidos do visitante para demonstrar a diferença que ingredientes 100% naturais fazem no resultado final de um chocolate.

6 – O verdadeiro sabor do cacau

A estação mais adorada pelos visitantes, a da degustação, oferece um aprendizado para o paladar. São quatro dispositivos que despejam pasta de chocolate sobre colheres entregues aos visitantes. Três deles fornecem deliciosos chocolates da Nugali.
O quarto, no entanto, traz uma provocação sensorial: provar o sabor da massa de cacau, antes da adição de outros ingredientes. Para quem está habituado a provar chocolates com excesso de açúcar, gorduras hidrogenadas e aditivos artificiais, a experiência é reveladora.

7 – Uma indústria sustentável

Ao longo de toda a visita à fábrica da Nugali, fica evidente o papel de uma indústria na conservação dos recursos naturais. Uma tela informa em tempo real quanta energia limpa os painéis solares que cobrem o prédio estão produzindo. Vídeos e conteúdos interativos explicam como a marca obteve o selo Lixo Zero, evitando que 99,9% dos resíduos emitidos na operação sejam destinados a aterros.

Conceitos como carbono neutro, comércio justo, logística reversa, entre outros importantes para a redução de impactos ambientais, surgem de modo lúdico e interessante.

Como visitar o Tour Nugali

O Tour Nugali fica na Rota do Enxaimel, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre as melhores vilas turísticas do mundo. É um circuito autoguiado e dura cerca de 30 minutos. A visitação funciona todos os dias, das 9h às 18h. Em períodos de maior demanda, como feriados prolongados e férias escolares, é recomendável reservar pelo site nugali.com.br/tour.

Nugali Chocolates

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados. É a marca mais premiada do Brasil. A Nugali produz cerca de 200 toneladas de chocolates por ano na fábrica de Pomerode, o equivalente a cerca de 20% do market share do segmento bean to bar no Brasil.

Mais informações em nugali.com.br e @nugalichocolates

Compartilhe!