Mirtes Guse começou a trabalhar aos 14 anos como maquiadora no salão de seu irmão Waldir Guse, um conhecido e disputado cabeleireiro de Balneário Camboriú na década de 1970 e 80. Ela jamais imaginaria que uma década depois teria a exclusividade de marcas do Grupo O Boticário para Camboriú e Balneário Camboriú e, em alguns anos cinco lojas do Boticário dessas cidades. Hoje, 35 anos depois, cheia de vitalidade e com o empreendedorismo pulsando nas suas veias, Mirtes tem ainda muitos projetos, dentro de um mercado altamente promissor.
No entanto, a empresária lembra com carinho os velhos tempos. Ela conta que começava a trabalhar muito cedo, principalmente no verão, para maquiar as mulheres para irem à piscina do Marambaia Cassino Hotel, que na época reunía o “crème de la crème” da sociedade regional. E geralmente trabalhava noite adentro, maquiando as clientes do salão para jantares, eventos sociais e até reuniões entre amigas.
“E naquela época era tudo mais difícil. Fazer uma boa maquiagem demandava esforço e muita dedicação, pois era tudo bastante precário. A variedade de produtos era pequena e eles não tinham nem a cobertura e nem a fixação dos disponíveis no mercado atualmente”, lembra Mirtes.
Ela manteve essa rotina por uma década e nesse período casou, engravidou do filho Leonardo, mas divorciou-se pouco tempo depois, acrescentando em seu cotidiano o papel de mãe solo. Aliás, uma papel que desempenhou com maestria: hoje Leonardo é seu braço direito (e muitas vezes também o esquerdo) na condução dos negócios.
Decisão certa na hora certa
Dá seguramente para dizer que seu ingresso no Grupo O Boticário foi uma conspiração divina. Uma sequência de episódios que, no final da década de 1980, mostraram que a oportunidade era aquela e que ela não poderia deixar passar. Os produtos da marca recém haviam entrado no mercado e eram comercializados, geralmente, em boutiques, que compravam a exclusividade de revenda. Era esse o caso de Balneário Camboriú.
Em uma determinada ocasião, Mirtes soube que a pessoa que tinha a exclusividade da marca queria focar apenas na parte de vestuário da sua boutique. No entanto, a ideia da aquisição nem chegou a povoar seu imaginário, porque ela tinha plena consciência de sua situação financeira. “Nem carteira assinada na época eu tinha”, lembra.
Na sequência Mirtes encontrou com um amigo na rua e, ao abraçá-lo, ficou embriagada pelo perfume e perguntou o nome. “Era o ‘Conexion’, do Boticário, que fez imenso sucesso na época. A princípio tomei aquilo como uma grande coincidência, mas depois imaginei que pudesse ser um sinal, um aviso do destino.”
Mirtes então procurou o gerente da conta do seu pai, que era exator estadual e havia falecido há pouco, e soube que bastava um avalista para obter o financiamento que precisava. Usou da influência da mãe para obter o avalista, o financiamento foi aprovado no mesmo dia e surgiu então a empresa MS Perfumaria, iniciais de Mirtes e Sidônia, sua mãe, que entrou como sócia inicialmente no negócio. E o nome permanece até hoje. E o financiamento acabou sendo quitado muito antes do prazo estipulado pelo banco.
A garra e a visão empreendedora não pararam por aí e, com a adoção do modelo de franquias pelo Grupo O Boticário, Mirtes abriu duas lojas ao mesmo tempo (uma exigência da distribuidora estadual na época) em Balneário Camboriú um dos pontos era um espaço cedido pelo irmão em seu salão e outro uma loja na avenida Brasil. Aos poucos novas lojas foram sendo abertas gradativamente e hoje Mirtes e Leonardo têm as cinco lojas de Balneário Camboriú e Camboriú e prospectam outros pontos, pois com o crescimento acima da média dos dois municípios, o mercado começa a comportar outras unidades.
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