Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 350 mil apicultores, que geraram até maio deste ano mais de US$ 35 milhões em exportações de mel. Santa Catarina é o terceiro maior estado em volume de venda deste produto para o mercado externo, conforme apurou a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), com a marca de 3 mil toneladas vendidas de janeiro a agosto deste ano, acumulando US$ 7,7 milhões em transações.
Uma das empresas que contribuiu com esse número foi a Duvera Honey Co., localizada em Florianópolis e especializada na comercialização internacional de mel, com pouco mais de dois anos de existência. De olho no potencial do mercado externo para esse produto, um dos fundadores do empreendimento, Gustavo Abdalla, fez uma pesquisa de campo em diversos países e feiras pelo mundo para mapear as estratégias mais assertivas de atuação.
“Nosso foco sempre foi em uma operação internacional. Para isso, nos dedicamos a uma curadoria que nos desse base para uma boa relação comercial. Com esse planejamento organizado, partimos para a etapa das regulamentações às exigências dos países prospectados. Hoje nosso principal comprador é Portugal, uma excelente porta de entrada na Europa”, conta Abdalla.
Para apoiar na ampliação das exportações, a expertise da FIGA Biz – Escritório de Negócios foi fundamental. E, além de fomentar a marca globalmente, Filipe Gallotti, CEO da empresa de internacionalização, passou a sócio da Duvera.
“Fiquei impressionado com o potencial da Duvera. Já havia tido a oportunidade de exportar méis no passado, mas de forma mais superficial. Quando comecei a compreender mais do mercado e das oportunidades comerciais para o produto, me chamou muita atenção. O mel brasileiro tem como vantagem competitiva sua pureza e origem rastreável. A demanda por mel orgânico e produtos derivados, como própolis e cosméticos, também cresce exponencialmente, abrindo novas oportunidades de negócios”, comenta Gallotti.
Com essa visão estratégica, a Duvera está em trâmites finais na sua primeira negociação com os Estados Unidos, além de tratativas com os Emirados Árabes. Todo o movimento internacional vem trazendo um novo momento para a empresa: por estarem em evidência no mercado exterior, clientes nacionais têm buscado mais informações sobre os produtos, querendo conhecer e provar não só as linhas de mel premium, mas também as de própolis.
“Ao passo que a apicultura do Brasil cresce em nível global, o mel catarinense vem ganhando destaque de produção inovadora e altamente eficiente, que se traduz em qualidade e em um desenvolvimento cada vez mais sustentável do segmento. Por isso, o cenário é promissor para a diversificação de produtos com maior valor agregado”, completa Giovani Morais, sócio na empresa.
Segundo a FIESC, a produção catarinense engloba mais de 100 tipos diferentes de mel. A Duvera tem no seu portfólio cinco dessas variedades – o mel silvestre premium, o mel de laranjeira, mel de eucalipto, mel de uva japonesa, mel de melato de bracatinga e mel silvestre orgânico –, além de própolis de qualidade, o própolis verde 12% e 22%, ambos em gotas, e o própolis verde 22% em cápsulas.
Sobre a FIGA Biz
A FIGA Biz – Escritório de Negócios é especialista em criar estratégias inovadoras que potencializam a competitividade de empresas de diversos segmentos, tanto no mercado local quanto internacional. Com foco em internacionalização e soluções baseadas em inovação, inteligência de mercado e personalização, a FIGA Biz oferece um portfólio completo de serviços, que inclui consultoria, mentoria empresarial, palestras e uma trilha de suporte estratégico para conselhos administrativos e executivos. A empresa mantém uma joint-venture nos Estados Unidos, a FIGA Tech Hub, e uma parceria estratégica em Portugal, com a Brazilian Look, consolidando-se como um hub global para empresas que buscam expansão internacional e suporte executivo especializado.
Mais informações em www.figabiz.com.br
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