Dia Internacional dos Museus: a história sobre rodas

No próximo domingo, 18, é comemorado o Dia Internacional dos Museus — data criada para reforçar o papel fundamental na preservação da história, memória e cultura. Os museus são espaços vivos de conhecimento, educação e experiência. E o MAP – Museu do Automóvel de Pomerode se dedica a manter viva a história da indústria automobilística, da engenharia e do design que marcaram gerações. Embarque em uma viagem pelo tempo através de verdadeiras relíquias sobre rodas!

O acervo do MAP reúne mais de 30 clássicos das décadas de 40 a 70. E alguns se destacam pela raridade, potência, tamanho e sucesso nas telas do cinema. O automóvel mais raro é também o mais potente: Cadillac Biarritz Eldorado de 1959. Foi o mais icônico dessa geração, simbolizando a exuberância e elegância dos anos dourados. Seu design, dimensões e tecnologia – como piloto automático, bancos elétricos, suspensão a ar e capota automática- fizeram dele um dos Cadillacs mais raros disponíveis hoje, com cerca de 320 em todo o mundo. Equipado com motor 6.4 litros de tripla carburação, esse motor tem muita força para tirar as mais de duas toneladas do lugar. Astros como Marilyn Monroe, Frank Sinatra e Elvis Presley tiveram esse modelo.

Conheça os carros icônicos que marcaram época e se destacam no Museu do Automóvel de Pomerode. Divulgação

Na icônica cena do filme Karatê Kid (1984), em que o personagem Daniel LaRusso encera um carro como parte do treinamento, o clássico em destaque é um Ford Super Deluxe 1947 conversível. No MAP o visitante vê de pertinho todos os detalhes do famoso modelo, inclusive da mesma cor. O carro original usado no cinema e que reaparece na série Kobra Kai (spin-off do filme), foi dado a Ralph Macchio pela produção do longa, que guarda o ilustre exemplar até os dias de hoje! Outro clássico que ficou famoso nas telonas é o Mustang Mach1 de 1971. Esse é o mesmo modelo usado no filme ‘007 – Diamantes são eternos’ e foi dirigido por James Bond durante as perseguições em Las Vegas. Apelidado de “Big Horse”, essa geração é conhecida por ser um modelo maior e mais largo do que os anteriores, possui uma das maiores portas com 1,45 m de comprimento.

E por falar em tamanho, você vai se impressionar com o tamanho do Cadillac Fleetwood Serie 75 de 1974: o carro mede longos 6,35m de comprimento, entre outras dimensões impressionantes. Até parece uma limosine, mas não é. Tem capacidade para nove pessoas com muito conforto, com controles de ar condicionado e rádio individuais para motoristas e passageiros. O Fletwood era a forma mais chamativa de mostrar personalidade e luxo, era inclusive utilizado por políticos e celebridades com chofer.

E o carro mais antigo da coleção é o Mercury Eight Sedan 1946. Com motor V8, marcou o retorno da produção de veículos civis após a segunda guerra. O sedan era símbolo de status e sofisticação na época. O visual antecipou a tendência dos “carros grandes” que marcariam a década de 50. O modelo no MAP pertenceu a um banqueiro e possui um compartimento secreto dentro do porta-luvas, onde podia esconder dinheiro. Visitar um museu de carros antigos é mais do que admirar relíquias sobre rodas — é uma oportunidade de conhecer de perto a evolução da nossa própria história.

Tour Virtual

O MAP oferece uma experiência imersiva por meio do Tour Virtual. Utilizando tecnologia de ponta, os visitantes têm a oportunidade de explorar o interior dos veículos clássicos com imagens em 360 graus. Além de admirar o design e a beleza externa dos automóveis, é possível acessá-los por dentro de forma interativa. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code localizado na placa em frente a cada veículo, escolher o idioma preferido — português, inglês, alemão ou espanhol — e pronto: o conteúdo aparece diretamente na tela, na palma da mão. O tour permite dar zoom, movimentar a imagem livremente e explorar detalhes do interior e do motor. E o visitante pode consultar a ficha técnica completa, com informações detalhadas sobre cada clássico. Uma experiência inovadora para quem é apaixonado por automobilismo e tecnologia.

Mais informações Em uma área de 1000m² são mais de 30 clássicos das décadas de 40 a 70. A coleção conta com outros clássicos, como: Crown Victoria, Eldorado 59, Chevrolet Belair, Fleetline, Corvette, Mercury, Galaxie, Impala, Lincoln e outros. Todos os carros funcionam e são originais. No MAP, além de conhecer a história de cada veículo, o visitante pode levar diversos itens personalizados da loja de souvenir, como: miniaturas, copos, canecas, camisetas, chaveiros e livros. Ou ainda fotos temáticas para eternizar a visita. Venha fazer uma viagem ao passado, cheia de história e glamour!

Compartilhe!

Deixe um comentário