Espaço Maker do SESI de Blumenau é modelo de inspiração para outros municípios.
O ritmo do mundo nos seus aspectos tecnológicos, sociais e econômicos cresce de modo exponencial. Com isso, inovações e mudanças significativas estão acontecendo ao longo da vida do indivíduo, transformando a forma de aprender e ensinar. Pensando nisso, na última segunda-feira, dia 04, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Secretaria de Educação de Timbó, visitaram o Espaço Maker, do SESI, entidade da FIESC, em Blumenau.
A ideia da visita foi conhecer o espaço e buscar inspirações para a implantação de salas e espaços diferenciados no município de Timbó. “A visita foi uma experiência inovadora. Pudemos observar uma sala de aula sem paredes em que as pessoas, alunos e estudantes, conseguem interagir em grupos e situações diversas, resolvendo problemas juntas. Certamente saímos dessa visita com muitas ideias para aplicar no ensino de Timbó”, declarou Camila Thaisa Alves Bona, diretora de Ensino de Timbó.
Espaço Maker – um universo de criatividade
Com uma educação fundamentada no fazer, o Maker está ainda mais completo, com um portfólio maior de oficinas para todas as idades. Explorando a curiosidade, a criatividade e a autonomia de crianças, jovens e adultos, o método espiral de aprendizagem, propõe um novo jeito de aprender, começando com a imaginação, passando pela criação, pelo brincar, pelo compartilhamento e pela reflexão, podendo retomar cada fase sempre que for necessário e, assim, fortalecer o pensamento experimental e o teste de ideias para que se tornem tangíveis.
Os diferenciais do Espaço Maker são: autonomia, colaboração, criatividade, inteligência emocional, pensamento crítico e soluções de problemas.
Para mais informações, acesse o link.