Dia de Portugal – Dos Pasteis de Nata ao Bacalhau

Dia de Portugal – Dos Pasteis de Nata ao Bacalhau. Dia 10 de Junho é comemorado em todo o mundo, o Dia de Portugal – uma alusão e celebração à Camões e às comunidades Portuguesas.

Nos últimos anos, Portugal ganhou a atenção e os olhos do mundo, inclusive do Brasil, que o “descobriu” como um lugar perfeito para o turismo, e fez dele, em época anterior à pandemia, um destino dos mais desejados, tornando parada obrigatória. Os números somaram quase 27 milhões de turistas em 2019, e destes, 1,27 milhões de brasileiros se encantaram com a pátria mãe.

Além de sua contextualização histórica, Brasil e Portugal são ligados pelas suas relações de vida, entre elas a gastronomia – seja em receitas que foram trazidas pelos imigrantes e aqui ganharam novas versões, seja por receitas que vieram anos depois com Portugueses que no Brasil deram asas aos seus sonhos de empreender compartilhando um pouco do que a terrinha ricamente tem a oferecer.

O Chef Junior Ventura, luso-brasileiro que voltou para Santa Catarina em 2019, trouxe na bagagem um sonho: compartilhar um pouco da sua experiência de mais de vinte anos de profissão, trazendo primeiramente Blumenau, a panificação artesanal de fermentação natural e a doçaria europeia, em especial a portuguesa, inaugurando a Portus, que foi a Padaria Pioneira no segmento na região.

Mas pensar em gastronomia Portuguesa vai além da Doçaria Conventual e sempre remetemos também ao famoso Bacalhau. E para ir além das receitas mais tradicionais com o pescado, como Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau a Lagareiro e Bacalhau com Natas, Junior sugere outro prato delicioso, que além do peixe que é destaque inegável, enaltece outro ícone Português – a Broa de Milho – um Pão com massa firme e densa, e que tem nesta característica justamente seu charme especial e diferencial. O Bacalhau com Broas é um prato leve que mistura texturas, camadas de sabores e é muito fácil de preparar, como ensina o Chef.

Bacalhau com Broas

Ingredientes:
4 postas de Bacalhau (previamente dessalgado) de boa qualidade

1 Broa de Milho (Pão Português)

2 maços de brócolis

1 ramo de salsa

6 dentes de alho

¼ de pimentão vermelho

100g de bacon

600g de azeite de oliva

3 cebolas grandes

2 folhas de louro

Farinha de trigo para empanar

Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo: Esmiúce a Broa de Milho em pedaços bem pequenos. Adicione o pimentão cortado em cubos pequenos, o bacon também em cubos e a salsa picada. Reserve.  

Seque as postas de Bacalhau, tempere com sal e pimenta, e passe-as pela farinha. Reserve.

Coloque todo azeite em uma frigideira grande e alta e leve ao fogo. Quando quente, adicione as postas de bacalhau com a pele para baixo e deixe fritar de 5 a 8 minutos de cada lado. Retire da frigideira, deixe escorrer e reserve.

Junte ao azeite, as cebolas picadas, o alho e as folhas de louro e deixe até aloirar. Retire do fogo e separe em duas partes. Em uma assadeira faça uma cama com a metade da cebolada, posicione as postas de bacalhau com a pele para baixo e cubra-as com a outra parte da cebolada. Regue o bacalhau com o azeite que restou na frigideira, em seguida, adicione por cima da cebolada, a mistura da Broa. Leve ao forno 190ºC por 30min.

Enquanto isto, dê uma ligeira fervura nos brócolis e em seguida, saltei-o na manteiga com sal, pimenta e um dente de alho, e reserve.

Montagem: Sirva uma posta por pessoa acompanhado de uma porção de brócolis.

Rendimento: 4 porções

A receita pode ser ainda acompanhada de um Vinho Tinto de uvas Tourigas Nacionais, como destaca o enólogo português Antonio Maria Almeida. “Conhecida como a Rainha das Uvas Portuguesas, é uma destacada denominação vinífera, perfeita para acompanhar pratos à mesa.”

E por falar em harmonização, vale muito a dica do clássico Pastel de Nata e Vinho do Porto para a sobremesa. Certamente, uma experiência completa para celebrar deliciosamente uma data com tanto significado.

Contribuição de Myrella Sabrina com fotos de Rodrigo Carneiro.

Gostou desta matéria? Leia mais aqui!

Compartilhe!