Troco Solidário da Cooper arrecada mais de R$ 360 mil entre 2020 e 2021. Depois de um ano, a Cooper encerra as doações via Troco Solidário a nove hospitais e também para a Apae de Timbó. O montante de R$ 360.882,96 foi arrecadado entre junho de 2020 e maio de 2021.
A escolha pelos hospitais aconteceu por causa da pandemia, já a entidade seguiu na lista devido ao contrato firmado com a cooperativa desde a inauguração da filial timboense, em outubro de 2019. Os hospitais beneficiados foram: Hospital Misericórdia, Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Isabel e Hospital Santo Antônio, de Blumenau; Hospital Beatriz Ramos, de Indaial; Hospital Waldomiro Colautti, de Ibirama; Hospital e Maternidade Jaraguá e Hospital São José, de Jaraguá do Sul; e Hospital OASE, de Timbó.
Para os próximos 12 meses, a Cooper prevê repassar o dinheiro arrecadado para outras entidades, que inclusive têm desempenhado um papel muito importante durante a crise causada pela Covid-19. “Muitas famílias foram impactadas economicamente pela pandemia e essas instituições têm dado muito suporte, tanto em mantimentos quanto em apoio psicológico e emocional, para que todos permaneçam bem”, explica a coordenadora da Organização do Quadro Social da Cooper, Thais C. G. Weege. Alguns hospitais ainda seguem como beneficiários, justamente por prestarem todo esse apoio aos familiares de pacientes.
Uma novidade será o início do Troco Solidário em Joinville, onde a Cooper recém-completou um ano de atuação, com repasse à Fundação Pró-Rim. Confira abaixo a lista de entidades beneficiadas e suas respectivas filiais para doações:
Blumenau
Água Verde – Hospital Santa Isabel
Garcia – Hospital Santo Antônio
Glória – Abludef
Mafisa – Cerene
Omino – Sorrir para Down
Vila Nova – Rede Feminina de Combate ao Câncer
Ibirama
Bombeiros Voluntários
Indaial
Centro – Hospital Beatriz Ramos
Nações – Bombeiros Voluntários
Jaraguá do Sul
Água Verde – Bombeiros Voluntários
Barra – Hospital e Maternidade Jaraguá
Centro – Rede Feminina de Combate ao Câncer
Vila Nova – Hospital São José
Joinville
Fundação Pró-Rim
Rodeio
Bombeiros Voluntários
Timbó
Apae
Como funciona o Troco Solidário da Cooper
Anualmente, a Cooper seleciona uma entidade por filial para receber o dinheiro doado por cooperados e clientes. O repasse dos valores é realizado por mês, para contribuir com a manutenção desses locais. A seleção acontece com base na proximidade da filial e a partir de um pré-cadastro que as próprias instituições fazem na Cooper. A doação pode ser de qualquer quantia, em pagamentos à vista. Na hora de quitar as compras no caixa, o sistema já calcula o troco e sugere um valor a ser doado.