Cerveja Blumenau entra no mercado de latas em collab com alunos da ESCM. Os investimentos em inovação realizados nos últimos anos pela Cerveja Blumenau chegam ao público esta semana em uma embalagem inédita. O envase de receitas especiais e limitadas em latas de 473ml estreia com dois rótulos: uma New England IPA e uma Wee Heavy. Ambas foram produzidas na nanocervejaria montada dentro da fábrica focada em lançar novidades para o público cervejeiro.
Com a mesma qualidade e padrão aplicados nos rótulos de linha em garrafa e barril, as criações na nanocervejaria terão identidade e público específicos dentro da estratégia da marca. É o que explica o diretor da Cerveja Blumenau, Valmir Zanetti. “Esta será uma linha com um ritmo próprio de lançamentos, que está alinhada com o nosso propósito de transformar a experiência das pessoas com a bebida. Desta vez, estamos apostando nos consumidores que já têm uma relação próxima com a cerveja artesanal, mas que ainda assim terão a chance de redescobrir estilos e se aprofundar em receitas que mostram o padrão de qualidade que podemos entregar e, ao mesmo tempo, do que nosso time de cervejeiros é capaz”, comenta.
A linha Mestres do Tempo, exclusiva para rótulos maturados em barris na adega da fábrica, é outra amostra do momento dedicado a inovação que vive a cervejaria. Ela foi lançada em setembro de 2020 com a Bodas de Blumenau e, no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2021, levou quatro medalhas. Ainda em julho, um novo lançamento chega aos consumidores.
Neipa
O cervejeiro da marca Marcos Guerra explica que a decisão por criar uma New England IPA já estava no radar da marca há algum tempo. “Os rótulos com amargor pronunciado, como a Capivara Little IPA e a Capivara Double IPA são muito queridos pelos consumidores da Blumenau. Queríamos trazer algo que complementasse essa paleta sensorial e ainda fosse capaz de surpreender mesmo quem já tem essa referência”, explica.
Os lúpulos Mosaic, Citra e Galaxy da receita são representados no desenho do rótulo da Bloody Hop New England IPA, como uma alusão entre o clássico chá inglês e o dry hopping desta receita, em que são utilizados 20g de lúpulo por litro. A graduação alcoólica é de 6,4% e índice de amargor de 40 IBUs.
Colaborativa com a ESCM
A Wee=MC8 é uma Wee Heavy criada em parceria com a oitava turma do curso de Mestre Cervejeiro da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Os alunos, que concluem o curso em julho de 2021, participaram da brasagem e o desenho da receita. A graduação alcoólica é de 6,5% e o teor de amargor é de 27 IBUs.
O rótulo é uma brincadeira com Einstein, autor do conceito da equivalência entre massa e energia. A ciência de fazer cerveja, a valorização da jornada de conhecimento dos alunos e a inovação estão marcadas pelo desenho.
Sobre a Cerveja Blumenau
Lançada em 2015, a Cerveja Blumenau leva o nome e a tradição da Capital Brasileira da Cerveja. Da cidade também vêm a inspiração para os nomes dos rótulos, reconhecidos em todo o país. Em cinco anos, a marca soma mais de 30 premiações nacionais e internacionais para os seus rótulos, além de reconhecimentos institucionais como o Top de Marketing da ADVB/SC, Cervejaria do Ano na América do Sul pelo International Beer Challenge em 2016 e prata entre as melhores do país no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2021.
Atualmente conta com 20 produtos em linha, além de produtos sazonais e especiais. Entre os mais conhecidos estão a Capivara Little IPA, a Frida Blonde Ale e a Macuca Imperial Stout. Mais informações estão nas redes sociais da marca: @cervejablumenau.