Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau (SC)

Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau (SC). Beber um cafezinho depois das refeições é um hábito para muitos brasileiros, assim como desfrutar a bebida enquanto saboreia doces. Em Blumenau (SC), alguns estabelecimentos tradicionais equipararam a qualidade dos seus cardápios com a escolha dos grãos e contam com produtos do Soul Cafés & Companhias, microtorrefação especializada.

Os cafés especiais – ou integrantes da terceira onda do café – são bebidas que carregam uma preocupação com a qualidade superior às marcas comerciais desde o campo até o modo de preparo, passando pela torra.  

Patrícia Gonçalves, sócia da microtorrefação, comenta que além do produto em si, estes estabelecimentos também passam por uma preparação com o time de especialistas para que o preparo extraia o máximo da qualidade da bebida. “A beleza do café especial está no cuidado com todas as etapas. Entendemos que os nossos clientes fazem a última interface dessa cadeia, apresentando para o consumidor todo esse investimento de tempo, conhecimento e técnica”, comenta. “Por isso, capacitamos as pessoas que preparam o café e apoiamos a construção do cardápio junto com esses parceiros.  

Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau (SC). Divulgação

Entre os restaurantes que já aderiram ao café especial na cidade estão os restaurantes Aikau Poke e Nonno Nico. Lucas Martins, sócio no Nonno Nico, comenta que oferecer a experiência final da refeição compatível com o menu e com a carta de vinhos, por exemplo, motivou a chegada da marca aos cafés especiais. “Optamos por eles pela qualidade que o café traz ao final da experiência, que termina com a mesma qualidade de todas as etapas anteriores”, conta. “Nossos clientes saem satisfeitíssimos não só pelo produto, mas pela forma como servimos”, acrescenta. Drinks com cold brew do Soul Cafés & Companhias também integram a carta de bebidas.

Outro ponto tradicional de Blumenau que disponibiliza café especial para os seus clientes é o Moinho do Vale. Localizado próximo à Prainha, com vista para a curva do Rio Itajaí-Açu, o restaurante completa 50 anos em 2021. Segundo o administrador Leandro Caramori, o público deseja novidades. Isso motivou a aproximação da casa com os cafés especiais. “Assim como aconteceu com a cerveja artesanal ou com os vinhos de qualidade, o café está conquistando o paladar dos consumidores. O ato de encerrar a refeição com uma xícara já não é mais corriqueiro e, sim, parte da experiência gastronômica”, afirma. 

Para aqueles que apreciam ainda mais o sabor, uma carta de drinks foi elaborada pelo bartender da casa em parceria com o Soul Cafés & Companhias.  

Confeitaria eleva qualidade do café

A Bertha Confeitaria, por exemplo, tem 21 anos de história e há dois anos serve os cafés especiais do Soul. “Em 2019, com a reforma física da empresa, entendemos que o momento era de melhorar também a experiência com o café. Foi aí que conhecemos o Soul Cafés & Companhias e foi sinergia à primeira vista”, comenta Bertha Lauschner. Foi aí que a transição aconteceu: desde do grão utilizado no café expresso até a introdução de novos métodos de preparo como prensa francesa e cold brew. “Nossos clientes adoraram. Os elogios seguem até hoje”, completa.  

A sinergia foi tanta que até uma cuca de café já foi lançada. “O Dia Internacional do Café daquele ano foi no mesmo período que o Blumenkuchen, festival de cucas da cidade. Aliamos as duas coisas e criamos esse sabor, em princípio, apenas para aquela semana. O público gostou tanto que agora a cuca de café está disponível o ano todo, de quinta a sábado”, finaliza.

Patrícia finaliza usando uma máxima da gastronomia: “o paladar não retrocede. Depois que descobre o café especial e passa a identificar as suas qualidades, o consumidor muda sua relação com ela. Ficamos felizes em ter estabelecimentos tradicionais da região que entendem a importância de alinhar a qualidade dos seus menus com o que oferecer nas xícaras dos consumidores”.

Gostou desta matéria? Leia mais aqui!

Compartilhe!