No dia 2 de julho, Rodrigo Basilicati-Cardin, CEO da Maison Pierre Cardin, começa a celebrar os 100 anos de seu estilista fundador, Pierre Cardin. A coleção, batizada CENT, será apresentada em Veneza, no palácio mítico, onde Casanova, escritor e grande figura histórica do século XVIII, dançou. O evento promete ser um marco para a etiqueta, agora comprometida com o meio ambiente. Resulta dessa postura a nova coleção, com tema focado na natureza.
A Pierre Cardinnão apenas transformou suas práticas internas ao capacitar todos os colaboradores em desenvolvimento sustentável, mas também deseja dar o exemplo implementando um programa de responsabilidade social abrangente para seus licenciados no mundo inteiro.
Toda a coleção teve seu design pensado de forma sustentável e responsável, mesmo não usando integralmente material natural, ecológico ou reciclado. As matérias-primas para os novos modelos aproveitam restos de tecidos, fibras naturais e poliéster reciclado de fábricas europeias como a Balas Textile France and Gratacos, na Espanha, e a empresa Thales Alenia Space, da França.
O desfile será transmitido ao vivo e serão exibidos tanto modelos icônicos da Pierre Cardin quanto novas peças desenvolvidas pelo estúdio de design e supervisionadas por Rodrigo. Não só figurinos inovadores serão expostos, mas também a nova coleção de óculos desenhados por Rodrigo, a Evolution que, em sua décima edição, repete o nome da anterior. Mantendo o design futurista, as criações serão produzidas pelo Grupo Safilo, empresa que tem licença da marca para acessórios ópticos.
A Pierre Cardin quer deixar patente sua vontade de influenciar o mundo do luxo e da moda na ação ambiental. E, para isso, dá ênfase às suas ações neste verão europeu. A mesma força modernizadora estimulou o desfile Cosmocorps 3022, a primeira coleção inspirada no espaço (lançada pouco depois do falecimento de Cardin, no final de 2020) e a primeira edição do Prix Bulles Cardin, que destaca projetos de desenvolvimento sustentável.
O Cosmocorps 3022 foi realizado no Musée de I’Air et de I’Espace no aeroporto de Paris, e os vencedores da premiação inédita foram apresentados no Festival de Cinema de Cannes em maio deste ano.
O lançamento da CENT tem como objetivo reaproveitar os materiais já disponíveis, inovar utilizando itens menos danosos ao ambiente para reduzir globalmente o impacto ecossistêmico em sua produção.
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Sobre Rodrigo Basilicati-Cardin
Nascido em Pádua, Vêneto, no ano de 1970, Rodrigo é sobrinho e colaborador do designer Pierre Cardin. Basilicati-Cardin está na empresa desde os anos 2000, assumindo o cargo de gerente de diversas marcas do grupo, com sede na Itália. Em 2010, tomou a frente da linha de óculos solares Evolution, sua visão futurista inspirada em corpos celestes, galáxias e espaço sideral. Em 2018, foi nomeado CEO, e, dois anos depois, tornou- se presidente da corporação.
Sobre o Grupo Safilo
Fundado em 1934 na região italiana de Vêneto, o Grupo Safilo é um dos principais players da indústria, na concepção, fabricação e distribuição de armações ópticas, óculos de sol, óculos esportivos e capacetes. O grupo projeta e fabrica suas coleções combinando inovação estilística, técnica e industrial com qualidade e habilidade artesanal. Com ampla presença global, o modelo de negócios da Safilo permite monitorar toda a sua cadeia produtiva e de distribuição. Da pesquisa e desenvolvimento em cinco estúdios de design de prestígio, localizados em Pádua, Milão, Nova York, Hong Kong e Portland, às suas seis instalações de produção de propriedade da empresa e rede de parceiros de fabricação qualificados, o Grupo Safilo garante que cada produto ofereça o ajuste perfeito e atenda aos mais altos padrões de qualidade. Alcançando aproximadamente cem mil pontos de venda selecionados em todo o mundo com uma extensa rede de subsidiárias em 40 países e mais de 50 parceiros em 70 países, o modelo tradicional de distribuição atacadista bem estabelecido da Safilo, que abrange varejistas de oftalmologia, redes, lojas de departamento, varejistas especializados, boutiques, lojas duty free e lojas de artigos esportivos, é complementado por plataformas de vendas diretas ao consumidor e de puro jogador pela Internet, em linha com as estratégias de desenvolvimento do Grupo.
O portfólio do Grupo Safilo engloba marcas próprias: Blenders, Carrera, Polaroid, Privé Revaux, Seventh Street and Smith. Marcas licenciadas incluem: Banana Republic, BOSS, Carolina Herrera, Chiara Ferragni, Dsquared2, Eyewear by David Beckham, Fossil, havaianas, HUGO, Isabel Marant, Jimmy Choo, Juicy Couture, kate spade new york, Levi’s, Liz Claiborne, Love Moschino, Marc Jacobs, Missoni, M Missoni, Moschino, Pierre Cardin, PORTS, rag&bone, Rebecca Minkoff, Tommy Hilfiger, Tommy Jeans e Under Armour.