A natureza de Bianca Rieg retratada com destaque em seu ambiente

A arquiteta Bianca Rieg usou como inspiração momentos de sua infância passada em um sítio no interior de Santa Catarina onde desfrutou do real contato com a natureza e a convivência próxima aos animais.

“Nasci em um lugar lindo, cercado pela natureza, pássaros e animais, com uma longa entrada cheia de palmeiras, árvores altas e muitos antúrios cultivados pela minha avó. Foi uma infância de muitas aventuras e sempre cheia de vida. Nasci em uma família de construtores e desde pequena acompanhava meu avô no escritório de sua casa calculando materiais para obras de seus clientes. Anos depois comecei a acompanhar meu pai que também seguiu o mesmo caminho.

Amava quando minha vó me chamava para tomar café que com seus pães artesanais me proporcionavam um dos melhores sabores do mundo. Ter morado no sítio durante 30 anos me ensinou que as coisas boas da vida estão aliadas a simplicidade e esse DNA reflete na criação de meus projetos. Todos esses elementos juntos transmitiram a força e o aconchego que a natureza nos trás e junto as boas lembranças do sítio que eu morei serviram de inspiração à minha criação MORADA LORENA*(- Lorena era o nome da rua onde eu morava), para a CasaCor”, afirma Bianca.

“CORPO & MORADA” é tema que inspira as criações do elenco CasaCor em todo o país e a arquiteta Bianca Rieg, que tem seu Escritório na Praia Brava, em Itajaí/SC, desenhou um Living com texturas e cores da natureza, com formas orgânicas, rodeado de plantas e madeiras que se unem aos acervos cheios de lembranças da casa de seus avós. O ambiente com tons marcantes contém peças de artesãos locais e, entre elas, algumas de uma árvore que caiu durante um vendaval no sítio de sua família.

“Hoje, mais do que nunca, sinto a necessidade de estar perto da natureza. Ela é vida e nos conecta com nosso corpo”, explica Bianca ao citar as materialidades selecionadas para compor o seu projeto que é o Living Morada Lorena*.

* Alguns detalhes do que você vai encontrar no espaço trazidos do sítio que serviu de inspiração para o projeto MORADA LORENA. Memória afetiva e criativa.

* A bicicleta do bisavô de Bianca que foi restaurada pelo irmão;

* O rádio e o relógio que eram de sua avó, assim como as xícaras, os cisnes, os antúrios (colhidos e trazidos de Guabiruba) que decoram o ambiente.

* Os troncos transformados, por artesões do local, em mesinhas, banco e luminária são os do vendaval da árvore que caiu no sítio da família.

* Os quadros que você vê em uma das paredes são fotos da entrada da casa, da cachorrinha Maia, a avó, a arquiteta Bianca com 5 anos, em 1987, e o irmão.

* Em algumas paredes o revestimento utilizado é um lançamento da Portobello, em collab com Oscar Metsavaht, fundador e diretor criativo da marca Osklen.

* Os pratos usados como revestimento em parte do ambiente foram feitos por oleiros de Guabiruba, onde fica o sítio da família.

* O teto do ambiente representa a copa de uma árvore.

Compartilhe!