Em seu ambiente na CASACOR SC, a arquiteta Natália Xavier apresenta a importância das mulheres do Movimento Bauhaus e mostra um dormitório funcional moderno, simples e com uma sensação de estar à frente do seu tempo
Técnicas inovadoras de tecelagem, criações em metal, entre elas luminárias e objetos funcionais, montagens ousadas e inovadoras, documentação por meio da fotografia de todo o Movimento Modernista Bauhaus. Estes são apenas alguns exemplos do legado que as mulheres da escola alemã deixaram para a arte, a arquitetura e o design até os dias atuais. E também são as características que a arquiteta Natália Xavier destacou em seu ambiente “Modernes Haus”, na CASACOR/SANTA CATARINA que está em cartaz no The Spot One, conectado ao Balneário Shopping, em Balneário Camboriú até o dia 23 de julho.
O visual clean e repleto de contrastes entre cheios e vazios, reflexos e texturas, expõe, neste dormitório funcional, o equilíbrio dos elementos complementares ilustrado pelo movimento de 1919. A cama feita de vidro temperado com tom esverdeado, assinada pela arquiteta, evidencia a ousadia e a resistência da Bauhaus, mas também das mulheres que foram ícones para o movimento.
A escrivaninha do escritório, feita de madeira certificada, mostra imagens de tecelãs, designers, fotógrafas e arquitetas, entre elas Gunta Stölzl, Lilly Reich, Anni Albers e Friedl Dicker ofuscadas pela história que protagonizaram. Ao resgatar a memória destas mulheres, Natália traz a força feminina para todo o seu ambiente que é informativo, leve e transparente, priorizando as formas essenciais e as cores puras, integrando a arte para fugir do tradicional. O dormitório integra sala de estar, escrivaninha e sala de banho, favorecendo a tranquilidade e o conforto.
Na parede externa do ambiente, encontra-se uma composição com tapetes de formatos diferentes, retos com cores puras como vermelho, verde e azul, criando uma referência ao trabalho desenvolvido pelas mulheres da oficina de tapeçaria da Bauhaus, para onde eram conduzidas a maioria delas quando matriculadas na escola de arte.
“Ainda que fosse uma escola destinada para homens e mulheres, elas eram desencorajadas a seguir em áreas como pintura, escultura, arquitetura e design”, conta Natália. Ela complementa afirmando que mesmo essas mulheres que foram para os teares ascenderam em suas áreas, “elas borraram os limites entre arte e artesanato, e se destacaram a ponto de serem referências mundiais em suas áreas de atuação”.
O convite, aqui, é para contemplar o visual clean da Modernes Haus, um ambiente repleto de componentes que constituem uma releitura da Bauhaus, com um design atemporal, internacional, sem conflitos de nacionalidade. “Expressar a vanguarda que a arquitetura moderna representa, trazendo de volta um estilo permanente, com a sensação eterna de estar à frente, unindo modernismo e simplicidade com um grande estilo”, resume Natália.
Texto: CASACOR SC
Créditos: Everson Martins