O Slow Living de autoria da arquiteta catarinense Gabriela Herde na CASACOR/SANTA CATARINA, aberta ao público de 8 de junho a 23 de julho, no The One Spot anexo ao Balneário Shopping, provoca a pensar no ritmo do cotidiano e nas prioridades da vida
O tema “Corpo & Morada”, que inspira o elenco CASACOR em todo o país, tocou em cheio a arquiteta Gabriela Herde. Após o nascimento da primeira filha e três edições realizadas sem participar do evento, a profissional sentiu vontade de criar um ambiente para falar das mudanças que ocorreram no período vivido.
“A maternidade me trouxe um novo olhar sobre a vida, e isso refletiu em todas as áreas, inclusive no meu lar, onde sento com minha filha no chão para brincar e não vejo o tempo passar, bagunçamos a casa, dançamos, cantamos, relaxamos, enfim, vivemos o presente! As pessoas estão se renovando e se conscientizando de que nós não somos, nós apenas estamos. É um grande movimento mundial em que procuramos viver o presente, os processos, o tempo das coisas, onde estamos aprendendo a valorizar o que tem história, o que é feito à mão, o que é nacional. Eu acho essa reflexão muito bonita e diz muito sobre nosso estilo de trabalho no escritório”, conta Gabriela.
Para compor o “Slow Living”, ambiente de 80 metros quadrados que marca pela terceira vez a presença do seu escritório – com sede em Itapema – na mostra catarinense, a arquiteta rodou as principais feiras do setor no país e também em Milão. O garimpo começou na principal feira de revestimentos que ocorre em São Paulo. Por lá, Gabriela ficou atenta aos lançamentos da indústria para apresentar no living.
“Todo o mobiliário solto ainda será lançado, o público poderá conhecer em primeira mão, numa espécie de pré-lançamento. Fizemos um trabalho incrível, com uma grande curadoria em equipe, para chegar nesse resultado. Como no caso dos revestimentos. Fiz questão de apresentar novidades”, destaca.
A cor eleita como pano de fundo é o ocre, que tem a ver com as experiências acumuladas nas viagens, exposições de arte, feiras e visitas a museus. “A cor embala todo o resultado de experiências vividos nos últimos três anos. A partir do tom, desdobramos as combinações em diversas nuances. Também trago como referência a paleta das construções das costas italianas e francesas”, complementa.
Outra peça com protagonismo no Slow Living é o tapete desenhado em coautoria com a designer e artista Cassia Mallmann. O produto piloto chamado de “Ciclos” delimita a sala, mas não só. A dupla utilizou a superfície para contar a história do processo vital do ser humano, do embrião até a maioridade. “O tapete já morava em nossos sonhos muito antes dessa mostra. Projetamos uma peça em formato orgânico e leve, de maneira que você possa brincar com as manchas e adequá-las ao layout de cada ambiente, pois elas vêm soltas para ser componível e flexível. Assim como temos que ser na vida”.
Para aflorar os cinco sentidos
Gabriela se apropriou de todas as possibilidades para sensibilizar o público visitante. Já na entrada do Slow Living, recomenda até que as pessoas retirem os calçados, para que a planta dos pés – em contato com o chão – perceba o piso, as texturas naturais empregadas, o carpete em juta e a tapeçaria em palha.
A madeira também tem forte presença na composição, envelopando as paredes e teto, com efeito arredondado nos cantos. Detalhe que reforça a sensação de fluidez, aconchego, memória afetiva e amplitude. A arquiteta ainda remete o uso do material à vida simples no campo.
A iluminação foi pensada para criar uma atmosfera cênica e dramática. A arquiteta selecionou o modelo embutido “Downlight” para chegar ao efeito desejado. Já as obras de artes reservam um capítulo à parte. Pintadas à mão por dois artistas convidados da região, a tela Cavalo com assinatura de Evandro Karvat, aborda a simbologia e força do equino. O grande mural instalado na parede oposta é trabalho do artista Júnior Faquinha, que recebeu carta branca para criar conforme o conceito do espaço.
Todo o mobiliário e objetos de decoração foram escolhidos em São Paulo, onde a arquiteta esteve mais de uma vez pesquisando nos principais eventos do segmento. Nortearam as apostas no Slow Living as peças produzidas “MADE in BRASIL”, a partir de técnicas manuais e artesanais que seguem o conceito “Slow Design”.
A CASACOR/SANTA CATARINA fica em cartaz no The Spot One de 8 de junho a 23 de julho, e funcionará de terça a sábado, incluindo os feriados, das 13h às 21h. E nos domingos das 13h às 19h.
SERVIÇO:
O que: CASACOR/ SANTA CATARINA – Balneário Camboriú
Aberta ao público: 8 de junho a 23 de julho
Horário de funcionamento:
De terça a sábado – incluindo feriados – das 13h às 21h
Aos domingos das 13h às 19h.
Onde: The Spot One, anexo ao Balneário Shopping
Endereço: Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú
Acesso à mostra: Piso L2 do Balneário Shopping