Artista catarinense desenvolve coleção exclusiva em memória de Ayrton Senna.
Reconhecido pelo seu impecável e singular trabalho com réplicas em madeira para o mundo esportivo, o artista catarinense Cainã Gartner aposta em mais uma campanha que promete surpreender os amantes do automobilismo. Em parceria com o Senna Brands, Cainã criou a “Luva Senna Victory” para celebrar as 41 vitórias do tricampeão brasileiro da F-1.
O projeto tem uma tiragem limitada de apenas 41 unidades e ainda restam poucas unidades, devido ao sucesso registrado nos primeiros dias de venda. Um exemplar da obra está exposto no PZ Ecomall, em Balneário Camboriú.
Para produzir as peças, Cainã está utilizando madeira nativa, apreendida pela Polícia Militar Ambiental, e que seria descartada, e ouro 23k italiano. “Me sinto muito feliz em transformar, mais uma vez, o legado do Senna em arte. Tenho certeza que com esse trabalho, o primeiro de uma campanha especial em parceria com o Senna Brands, iremos emocionar os fãs e ainda eternizar essa trajetória ímpar por meio da arte, passando de geração em geração”, diz Cainã. As obras serão comercializadas através do site cainastore.com.br e www.sennashop.com.br e parte do valor das vendas será revertida para os projetos do Instituto Ayrton Senna.
“Nós ficamos impressionados com o trabalho exclusivo feito pelo Cainã, gostamos muito dessa homenagem feita ao Ayrton e tenho certeza que o público também vai aprovar. O meu tio deixou um legado pelo mundo e nessa data sempre lembramos das boas recordações que ele deixou para a nossa família e para todas as pessoas”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.
Esta não é a primeira vez que Cainã desenvolve obras de arte em homenagem a Ayrton Senna. Em 2018, o artista criou série especial na qual replicou em escala real o capacete de Ayrton Senna usado na temporada de 1993. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, produziu 25 unidades limitadas esculpidas em bloco único de madeira com customização em ouro 23 quilates.
Ainda no automobilismo, fez releituras de outros objetos icônicos desse universo, como o volante e a roda do Porsche 911 Carrera, um capacete comemorativo aos 30 anos da fábrica LS2 e uma peça no modelo P1, um tributo aos 30 anos do primeiro título de Ayrton Senna, e uma releitura do MP4/4, que era o modelo que o tricampeão brasileiro da F-1 corria.
De acordo com Filipe Pitz, CEO do Grupo Filipe Pitz e gestor do projeto, este é um momento extremamente ímpar, pois estar ao lado do Senna Brands reforça o propósito da marca de atuar socialmente e valorizar os talentos nacionais. “Senna sempre foi um ídolo e com mais este trabalho juntos é possível eternizar ainda mais este legado e auxiliar os projetos sociais desenvolvidos”, diz.
Sobre o Cainã Gartner – Com 30 anos e uma trajetória impressionante, aprendeu ainda criança, na marcenaria da família em Gaspar, no interior de Santa Catarina, a mexer com as ferramentas para tornear a madeira. O avô fez parte da criação da rede Imaginarium, compartilhando o ofício com o filho e o neto, e dos 14 aos 16 anos, Cainã desenhou peças para a marca. Aos 22 anos, com networking no ramo da moda, começou a atender empresas como Dudalina, John John, Beagle e Cavalera, criando displays em madeira para sinalizar as grifes nas lojas.
Hoje, Cainã é aquele que cria formas impensáveis na madeira bruta. Na sua pesquisa, no lugar de tintas, usa o fogo para carbonizar as peças e produzir diferentes tonalidades, e une ainda materiais nobres, como o ouro.
No universo esportivo, Cainã é responsável por transformar em obra de arte marcos nas carreiras de atletas como Roger Federer, o tenista recordista em grand slam, para quem criou uma versão especial de uma raquete e bola de tênis para comemorar os cem títulos; Acelino “Popó” de Freitas, com uma luva de boxe comemorativa à carreira do Tetra Campeão Mundial; e recentemente uma obra de arte que celebra os 500 jogos do goleiro Cássio pelo Corinthians.
Outra fase de destaque na carreira do artista é a “Blood of Aurum”, uma série de esculturas que reproduzem com fidelidade o coração, o pulmão, o cérebro, ou seja, os órgãos vitais, com detalhes em ouro.
Sobre Senna Brands – A Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores, personalidade, seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento dessas marcas é destinada ao apoio dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.