Blumenau Iluminação cresce 51% no primeiro semestre e planeja dobrar de tamanho até 2023

Blumenau Iluminação cresce 51% no primeiro semestre e planeja dobrar de tamanho até 2023. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)  estima um crescimento de 4% para o setor em 2021, o maior índice desde 2013. E é com essas boas perspectivas que a Blumenau Iluminação, considerada uma das maiores players do setor de iluminação nacional, cresceu 51% no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado, e planeja dobrar de tamanho até 2023. Apesar de parecer audacioso, o feito já foi obtido nos últimos quatro anos.

Com uma trajetória sólida e de tradição, a companhia está conectada com o que existe de mais avançado no mercado. Cerca de 80% do negócio vem do exterior, tendo como principal aposta a tecnologia a preço justo. “Neste último ano, investimos em nossa estrutura de negócios internacionais e ampliamos nossa estrutura própria na China, visando ao aumento dos controles no desenvolvimento e compra, e entramos agora num projeto forte de internacionalização da marca, focados na ampliação das vendas de exportação”, destaca o diretor Comercial e de Operações da Blumenau Iluminação, Renan Pamplona Medeiros.

Com 1.500 produtos em catálogo e presente em todo o território nacional em lojas de varejo, materiais de construção, material elétrico, home centers e atacados, a empresa estrutura agora a aceleração de vendas no mercado externo, com foco no Mercosul.

Investimentos

No segundo semestre, a Blumenau Iluminação fará investimentos de R$ 2,5 milhões na compra de equipamentos, que serão entregues entre o mês de setembro e o início de 2022, e serão utilizados na produção nacional. A estes investimentos somam-se outros R$ 6 milhões em obras de ampliação e em um novo showroom, que deve ser inaugurado anexo à sede da empresa, em setembro deste ano.

Lançamentos

Em sintonia com as tendências mundiais de automação residencial, um dos grandes lançamentos da Blumenau Iluminação é a linha Infinity Smart Blumenau. Com ela, será possível aliar a iluminação com conexão wi-fi, controle por voz, aplicativo no smartphone e mais de 16 milhões de cores. “Serão lançados três diferentes produtos na categoria Smart agora no segundo semestre e, em janeiro de 2022, a linha já terá mais novidades”, anuncia o presidente da empresa, Renato Medeiros.

Blumenau Iluminação cresce 51% no primeiro semestre e planeja dobrar de tamanho até 2023. Divulgação

Outro destaque no portfólio da empresa é a linha Germany, marca de 25 anos focada em iluminação externa e incorporada pela Blumenau Iluminação em 2017, com produtos assinados por designers arquitetos.

Diferenciais

Treinamentos e capacitação da equipe, excelência na qualidade e acabamento diferenciado são avaliados como os principais pontos da competitividade da Blumenau Iluminação, conforme destaca Renato.

Além disso, o contato com a academia é frequente, como a recente parceria com a FURB, Universidade Regional de Blumenau, que busca a interação dos estudantes com a indústria, por meio de concursos de design, onde  as luminárias criadas pelos alunos são premiadas em concurso e são vendidas em todo o país.

“Estamos constantemente investindo em nosso time, acreditamos que as pessoas fazem a diferença no mundo corporativo, com um time forte de gestão, temos ainda mais confiança para continuarmos investindo e ampliando”, destaca Renato.

História 

O ano era 1958 quando Orlando Zeno Pamplona resolveu abrir o próprio negócio. O torneiro mecânico decidiu montar uma fábrica de malas, mas um incêndio fez com que perdesse tudo. Resiliente e com espírito empreendedor, foi em busca de novos objetivos. Fundou a Blumenau Iluminação em 1978, uma empresa familiar com processo de produção artesanal.

—  A primeira peça que ele comprou foi uma bigorna, um pequeno torno e algumas ferramentas manuais. Com isso, ele foi desenvolvendo algumas peças, ia à Joinville buscar retalhos das grandes metalúrgicas para fazer as luminárias, na época, totalmente à mão. Essa linha existe até hoje — conta Lorena Pamplona Medeiros, diretora financeira.

A empresa atua em todo o Brasil e em alguns países vizinhos, mas pretende ampliar a participação principalmente no Mercosul.

— O crescimento de resultado dos últimos anos, somados aos investimentos que já viemos fazendo em todas as áreas da empresa, são comprovados também pelos prêmios que recebemos nacionalmente, principalmente no Prêmio ANAMACO, o maior e mais reconhecido no nosso segmento, sendo destaque entre os maiores players do segmento. Isso reforça nosso comprometimento e credibilidade — finaliza Renato Medeiros, presidente da empresa.

Gostou desta matéria? Leia mais aqui!

Compartilhe!