Você já desejou ser jovem para sempre? Qual é a sua relação com a aparência, com a vida pública e privada? Nesta edição do Clube do Livro NK, os participantes poderão discutir e analisar a obra “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, na quarta-feira, dia 18, às 19h, no Neumarkt Shopping. O livro traz algumas reflexões relacionadas à moralidade e à estética.
A jornalista e curadora do clube, Adriana Krauss, afirma que o livro trouxe para ela uma mistura de sentimentos, principalmente pela expectativa da leitura. “Foram dias lidando com um misto de sensações. Inicialmente, frustração, por não encontrar nas primeiras páginas a grande obra que eu esperava. Afinal de contas, ‘O Retrato de Dorian Gray’ é considerado um clássico da literatura mundial. Depois, senti-me um pouco inconformada com a temática tão focada no culto à beleza e me perguntava se o livro não iria sair disso. E não saiu. Acabei constatando que este era o cerne da obra: uma sociedade movida pelas aparências. Encontrei uma semelhança imensa com o que vivemos hoje nas redes sociais e a busca desenfreada por likes.”
Adriana afirma que a leitura é uma oportunidade importante e indispensável de reflexão. “Odiada por uns e amada por outros, a obra de Oscar Wilde chegou a ser censurada e, mais tarde, adaptada para o cinema. Confesso que o enredo não me ganhou a ponto de querer assistir ao filme, mas a sacada central me surpreendeu, assim como o final”.
Os encontros do Clube do Livro NK são dinâmicos, iniciam com a crítica literária de Adriana Krauss e olhares de outros críticos. Em seguida, é aberta a palavra para que os participantes possam apresentar opiniões e continuar com debates a respeito da obra. Os livros dos encontros do clube são escolhidos por meio de votação on-line entre os participantes.