Concurso Brasileiro de Cervejas anuncia as premiadas de 2022. As melhores cervejarias do Brasil na atualidade foram anunciadas na noite desta terça-feira (08), em um evento aberto ao público, em Blumenau. Com um total de 332 medalhas concedidas – 118 de bronze, 108 de prata e 106 de ouro – o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) alcançou um novo recorde histórico, agora também no número de premiados.
A apresentação foi um show à parte, comandada com muito bom-humor pelo chef de cozinha Érick Jacquin. Na abertura, a apresentação com a banda Laskeras. O fim glorioso ficou a cargo dos ícones da música catarinense, Dazaranha. “Foi a coroação de um trabalho de dedicação que procurou o melhor e posicionou ainda mais o CBC como uma das principais competições mundiais da cerveja”, afirmou Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC).
Em 2022 a competição contou com 3.635 amostras inscritas de 537 cervejarias de 21 estados do país, o maior número em dez edições. Os rótulos foram avaliados por 106 especialistas, de 21 países, escolhidos a dedo por sua experiência e conhecimento da bebida que deu o título a Blumenau de capital brasileira da cerveja.
A cerimônia de premiação, sobrelevou o momento cervejeiro nacional, que tem se destacado a cada ano no país e, além das cervejarias, homenageou Develon da Rocha, pelo incentivo ao desenvolvimento do setor e do turismo no Vale Europeu e concedeu Moção de Louvor à ucraniana Lana Svitankova, jurada do CBC.
Grandes premiadas da noite – Entre as Melhores Cervejarias do Brasil, o primeiro ficou com a Além Bier (quatro medalhas de ouros, três de prata e três de bronze). Na segunda colocação a entrou a Cerveja Blumenau (três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze) e a terceira foi garantida pela Cervejaria Sabores do Malte (três medalhas de outro, uma de prata e quatro de bronze).
No ‘Best Of Show’ – prêmio de melhor cerveja no CBC – quem levou o ouro foi a Cerveja Blumenau, com a CraftLab Grodziskie, da categoria Grodziskie. A prata ficou com a Cervejaria Unika, com a Catharina Sour Caju e Pitanga, na categoria Catharina Sour, e o bronze foi para a Cervejaria Bragantina, com a cerveja B7, na categoria Experimental India Pale Ale.
Capacitação – Nesta quarta e quinta-feira (09 e 10 de março) os profissionais do setor participam do Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), híbrido e de caráter global é o primeiro evento do país voltado à troca de conhecimentos na área da ciência e de mercado. Contará com 20 palestrantes, entre eles Kilian Kittl, gerente de Projetos do European Beer Star – organizado na Alemanha pela Private Brauereien, que tutela a excelência das cervejarias familiares daquele país, e terá degustação da cerveja polonesa Grodziskie.
Realização – O Concurso Brasileiro de Cervejas é uma produção da Ablutec, com o patrocínio da Agraria Malte, Oculyze Análise de Leveduras, Unicerva – Universidade da Cerveja Artesanal, Chopeiras Memo e Remembeer. A parceria institucional é dos eventos irmãos europeus – o Brussels Beer Challenge e o Barcelona Beer Challenge – e da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva).
Gostou desta matéria? Leia mais aqui