Conservatório BC traz ciclo de workshops sobre criação musical em realidade virtual a partir desta terça

Uma iniciativa pioneira no Brasil e patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú traz uma forma de aprender e fazer música. Idealizado pelo músico e produtor cultural Fliblio Ferreira – vencedor de importantes prêmios nacionais e internacionais de composição musical – o Conservatório BC traz, ao longo desta semana, um ciclo de 3 workshops sobre tecnologia e criação musical em encontros gratuitos e 100% realizados em espaço de realidade virtual.

Os cursos estarão acessíveis por computador, tablet, smartphone e óculos VR. O primeiro dos três encontros será sobre “Práticas de Home Studio: Produzindo Minha Primeira Música” e ocorre nesta terça, dia 27 de dezembro. Utilizando ferramentas acessíveis ao grande público, esse encontro traz passos essenciais para se obter um resultado sonoro de qualidade em uma produção musical, desde a concepção de um single (música solo) até seu registro e entrega nas plataformas digitais.

O segundo encontro ocorre na quarta, dia 28, e traz o tema: “Arranjo para Pequenos Grupos Populares”, focado na concepção de um arranjo musical para uma canção, trazendo diferentes formas e técnicas de se fazer um arranjo para a composição letra e música.

O terceiro e último encontro do ciclo de workshop ocorre na quinta, dia 29, e traz a “Composição e Tecnologia: Novas Possibilidades no Fazer Musical”. Nesse, são explanadas e demonstradas algumas das diversas possibilidades tecnológicas que estão revolucionando a forma de criar e performar a música no século XXI. Inteligência artificial, sensores de movimento, realidade aumentada e espacialidade sonora, dentre outras interações entre a máquina e o humano, serão objetos de estudo deste workshop.

Todas as ações do Conservatório BC são gratuitas e abertas ao público interessado em arte, música e tecnologia em geral. As vagas para os workshops são limitadas aos primeiros inscritos em cada um dos encontros. Para participar, basta escolher o evento e se inscrever diretamente no site do conservatório (www.conservatoriobc.com).


O Conservatório BC é um espaço em realidade virtual, patrocinado pela Lei de Incentivo a Cultura de BC – LIC 2022. Composto por um time de especialistas na área da música, nele são disponibilizados diversos cursos gratuitos, oportunidade de divulgação de obras dos artistas da cidade, blog sobre música e tecnologia, galeria imersiva de obras de artes e outras ações realizadas dentro do metaverso e/ou na tradicional Web 2.0. Acessível por computador, tablet, smatphone ou óculos VR, o Conservatório BC tem seu foco nas ações voltadas para a prática da criação musical, sendo aberto ao público em geral e sem qualquer custo. Para mais informações acesse: www.conservatoriobc.com

Sobre o Instrutor:
Músico e produtor cultural, Fliblio Ferreira é vencedor de importantes prêmios nacionais e internacionais de composição musical. Graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência (2002) e em Licenciatura em Música (1999), ambos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Concluiu o Bacharelado e a Licenciatura em Letras (2002), ambos na UFPR, e se especializou em Análise Musical pela EMBAP (2006). É Mestre em Música e Tecnologia, pela UNESP (2017) e membro da Fundación Autor e Sociedad General de Autores y Editores, da Espanha. Estudou na Berklee College of Music (2018) e atualmente é doutorando em música pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Fliblio possui dois livros publicados e seus estudos de aprofundamento são em música e tecnologia.

AGENDA
Ciclo de Workshops sobre Criação Musical
Quando: de 27 a 29 de dezembro de 2022
Lugar: Online, no metaverso do Conservatório BC

Encontros:
27/12/22 – 19h30min. Tema: Práticas de Home Studio: Produzindo Minha Primeira Música
28/12/22 – 19h30min. Tema: Arranjo para Pequenos Grupos Populares
29/12/22 – 19h30min. Tema: Composição e Tecnologia: Novas Possibilidades no Fazer Musical

Inscrições:
Diretamente no site: www.conservatoriobc.com

Acessível por:
Computador, tablet, smartphone e óculos VR

Compartilhe!