Crematório animal de Santa Catarina conquista Selo Verde do ICMBio

Crematório animal de Santa Catarina conquista Selo Verde do ICMBio. A despedida de um animal de estimação é sempre um momento delicado. A decisão sobre o que fazer com o corpo do bichinho pode trazer ainda mais nuances para esta questão. Foi ao passar por essa situação que Maristane Nádia Greter decidiu, há cinco anos abrir o GardenPet Crematório Animal. Hoje, é o único do país que tem a certificação de Selo Verde do Instituto Chico Mendes de Conservação da Diversidade (ICMBio).

“Quando perdi meu primeiro cão e fui pesquisar sobre isso, entendi que dar um destino digno a um ser que nos trouxe tanta alegria seria não enterrar”, conta Maristane. Ela explica que, quando o corpo de um animal é enterrado em um terreno baldio ou mesmo na área externa de uma residência, acaba contaminando não só o solo, mas também os lençóis freáticos. “Independentemente da causa da morte ter sido uma doença, por exemplo, isso acontece”, afirma.

Foi pensando em alternativas a essa situação que ela encontrou o processo de cremação animal, que ainda não estava disponível em Santa Catarina. Três anos depois, fundou, em 2016, o GardenPet Crematório Animal, que atende a todo o estado a partir das unidades Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. “Investimos em tecnologia e em uma estrutura de acolhimento, que dá aos tutores a segurança de honrar a vida dos animais que os acompanharam em momentos felizes”, diz.

Crematório animal de Santa Catarina conquista Selo Verde do ICMBio
Crematório animal de Santa Catarina conquista Selo Verde do ICMBio. Divulgação

A preocupação com a sustentabilidade rendeu ao GardenPet o Selo Verde do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) já em 2019. Desde então, vem sendo renovado anualmente. “Somos o único crematório animal do país com essa certificação federal, que confere ainda mais credibilidade para o trabalho que estamos desenvolvendo”, diz.

Atendimento 24 horas

O GardenPet realiza todas as etapas, desde a remoção do corpo até a entrega das cinzas, em diversos formatos. A partir das unidades em São José (SC) e Indaial (SC), em 24 horas a equipe busca o animal em qualquer município catarinense. Depois, os tutores escolhem: da modalidade mais simples, em que a cremação é coletiva e não há distribuição de cinzas, até o cerimonial completo, que inclui velório, cremação individual e entrega da urna. Todas as informações estão no site www.gardenpet.net.

Gostou desta matéria? Leia mais aqui!

Compartilhe!