Para experimentar uma cultura totalmente, não basta conhecer a música, o idioma e sua história. É preciso prová-la por completo, e isso inclui a culinária. A Coreia do Sul possui pratos muito tradicionais, que permanecem por gerações. Alguns são bem diferentes dos nossos costumes, mas todos são ricos em sabor.
O novo espaço coreano na cidade, o Doshira Korea, nos apresenta essas deliciosas receitas. Este restaurante é um convite para explorar a culinária coreana e despertar o interesse por sabores únicos e diferentes.
Para conhecer um pouco mais e ficar com água na boca, descubra as principais comidas coreanas que você PRECISA experimentar.
Bulgogi
Bulgogi (leia como burgoghi) seria simplesmente churrasco coreano. Bulgogi geralmente se refere a fatias finas de carne marinada em um molho que é uma mistura de molho de soja, açúcar ou mel, óleo de gergelim, alho, cebola e, muitas vezes, adição de frutas cítricas como pêra ou maçã. Muitos cozinheiros domésticos coreanos tendem a marinar a carne durante a noite e depois grelhar ou fritar com cebolas fatiadas, cebolinhas, cogumelos e outros vegetais. Os mais tradicionais são de carne bovina e de suíno, e há versão picante também. Nosso bulgogi é um dos mais requisitados da casa. Desenvolvido ao longo dos anos pela onni e aprimorado para agradar paladares mais exigentes. Será um imenso prazer apresentar nosso bulgogi junto com outros menus.
Kimchi
Conhecendo culinária coreana, não há um alimento mais emblemático que o kimchi. Kimchi é um tradicional prato vegetal fermentado. Existem inúmeros tipos e combinações deste prato dependendo da região e da estação, desde a tradicional forma de salada picante de acelga, de cebolinhas, de pepino até de caldo gelado. Kimchi tradicional é feito de acelga coreana, nabo, cebola verde, pimenta vermelha em pó, alho, gengibre e frutos do mar fermentados, que é tradicionalmente feito em casa e servido como acompanhamento nas refeições. O sabor de kimchi de cada casa é como se fosse um cartão postal, emblema de orgulho, uma demonstração de quanto os coreanos levam a sério quando o assunto é kimchi. Fonte de principais vitaminas e nutrientes na gastronomia coreana, sem dúvida é um alimento muito saudável, poderoso antioxidante, do ponto de vista nutricional algo sem igual. Nosso kimchi da onni é outro capítulo à parte. Receita herdada pela sogra coreana, assim como outras receitas do Doshira Korea, foi aprimorada e já caiu no gosto dos nossos clientes.
Topokki
Tteokbokki, Teokpoki ou Topokki… Hoje em dia escrevem-se de muitas maneiras este prato cada vez mais famoso, famoso porque se tornou um prato popular da culinária coreana. Ou prato internacional, por que não? Basta acompanhar qualquer K-drama (ou Dorama) que já aparece, demonstrando sua presença indispensável na cultura coreana. Feito de massinha de arroz, ou misturado com trigo, invariavelmente vem cozido com molho de pimenta com outros ingredientes. Este prato é delicioso, famoso e popular, vem conquistando legiões de fãs cada vez maior em todos os cantos, de Seul a São Paulo. Hoje em dia têm intermináveis variedades e seus derivados, mas o clássico é aquele que vem refogado com pasta de pimenta tradicional. Topokki tem uma longa história na gastronomia coreana, uma vez que remonta ao palácio real. Dada a origem dos bolinhos de arroz provenientes da cozinha real, durante muito tempo foi considerado um prato raro de luxo, comida da burguesia, parte da alta gastronomia coreana. Mas na cultura contemporânea, ainda mais com essa onda de K-dramas, topokki virou um dos símbolos da K-pop e da nova geração coreana.
Serviço: Rua Altamiro Guimarães, 18, Beira Mar Norte – Florianópolis
Créditos das fotos: Jonathan Cho