Design inovador de Celine Müller ganha reconhecimento no Prêmio Bornancini

A arquiteta e designer industrial catarinense Celine Müller se classificou para três categorias do 10º Prêmio Bornancini de Design. Foram elas: Design de Ambientes Comerciais e Corporativos, Design de Ambientes PDV e Display e Design de Ambientes Estande e Quiosque.
A premiação aconteceu na última sexta-feira (22) em Porto Alegre. A edição deste ano teve recorde de inscrições. Foram 846 inscritos com projetos em várias categorias analisados por 125 jurados. Com transmissão ao vivo, profissionais e estudantes de todos os cantos do Brasil puderam participar da entrega dos prêmios.

  1. Categoria de Design de Ambientes: Ambientes Comerciais e Corporativos – Lemon Basics Boutique – Projeto instalado no Shops Jardins, em São Paulo.
    O projeto desenvolvido se trata da primeira loja da Lemon Basics Boutique, uma marca gaúcha de básicos de luxo. O shopping escolhido pela marca foi o Shops Jardins, em São Paulo. O desafio era desenvolver uma loja em apenas 17m², com muita exposição, estoque, provador e balcão caixa, que transparecesse sofisticação inerente à marca, e fosse leve visualmente. A alegria foi obtida explorando o verde da paleta de cores da marca em pontos estratégicos aliado a aplicação de perfis de led e a leveza visual foi obtida pelo arredondamento das arestas do corner expositor de peças e paredes do corner mais finas. O espelho que no modelo de quiosque antigo era retangular e fixo, no modelo proposto é oval, iluminado e retrátil.
  2. Categoria de Design de Ambientes: PDV e Display – Criamigos – Projeto instalado no aeroporto de Porto Alegre. Vending Machine de Pelúcias com 3,5 m². O projeto desenvolvido se trata de uma Vending Machine da marca Criamigos, uma marca gaúcha de pelúcias. O desafio era desenvolver uma Vending Machine onde os clientes podem escolher seus produtos de forma fácil e divertida. Com um design instagramável em toda a máquina, a experiência de compra se torna ainda mais especial, garantindo momentos únicos para serem compartilhados nas redes sociais. Essa machine estava instalada até a enchente no aeroporto de Porto Alegre.
  3. Categoria de Design de Ambientes: Estande e Quiosque – Ombak – Projeto instalado no aeroporto de Florianópolis. Trata de um quiosque de 9m² da marca catarinense Ombak de doces finos. O desafio era desenvolver um ponto de venda de formato e cores surpreendentes, que fosse coerente com a marca e atendesse as necessidades técnicas da operação. Era o primeiro ponto físico em formato de quiosque e seria instalado no aeroporto de Florianópolis. O quiosque precisava transmitir leveza visual e alegre. Ombak significa onda, então buscou-se imprimir esse conceito no quiosque. Na face frontal do carrinho, onde funciona o caixa, um detalhe iluminado remete às ondas do mar, trazendo uma leveza. Para os tampos dos balcões aliou-se uma geometria e iluminação que proporciona a impressão de que está flutuando.
    Não é a primeira vez que Celine se classifica para o prêmio Bornancini, ela inclusive já levou o ouro para casa. “Agora, ser classificada em três categorias e ganhar o reconhecimento com um projeto meu reafirma a nossa responsabilidade ao desenvolver um trabalho e entender esse design como propulsor de inovação e sustentabilidade, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos”, define Celine.
    Quem é Celine Müller
    A designer industrial e arquiteta Celine Aparecida Müller, há 10 anos no mercado de trabalho, é especialista em projetos comerciais de pequenos formatos. São espaços charmosos, atraentes, coloridos e diferentes, distribuídos em locais estratégicos nos corredores de shoppings, metrôs e aeroportos – centros de grande circulação de pessoas, que vêm ganhando cores e formas com quiosques e pequenas lojas de sorvete, doces, lanches rápidos, cafés, óculos, maquiagem, bichinhos de pelúcia e até boutiques de luxo.
    Das pranchetas no estúdio de Celine, em Palhoça, na Grande Florianópolis, já saíram mais de 700 projetos comerciais para todo o território nacional e para algumas cidades do exterior, como Londres, Beirute, Miami, Malta, Los Angeles, Qatar e Lisboa. Segundo Celine mesma define, são “projetos que transformam espaços em experiências, contando a história singular de cada marca e enchendo os olhos de quem passeia pelos corredores dos shoppings”.
    Nesta década profissional, a arquiteta demonstra um grande desenvolvimento e muito aprendizado na área de design comercial: “Já trabalhei com projetos de grandes players do food service e trabalho também com pequenos empreendedores”, lembra Celine. Em 2021 teve projeto premiado pelo RDI (Retail Design Institute), evento que inspira novos profissionais no mercado e estimula a cooperação entre profissionais especializados, fornecedores e clientes para elevar a excelência do design para varejo. Em 2022, recebeu o primeiro ouro no Prêmio Bornancini e na Categoria de Quiosques no Prêmio POPAI – que reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial.
    Celine conta que aderiu à ideia dos quiosques nos grandes centros de circulação de pessoas pela alegria e colorido que eles imprimem e lembra que apesar de serem mais acessíveis do que as grandes lojas, também precisam atender leis e regimentos como qualquer outro empreendimento. É aí que entra a experiência da designer: “precisando de projeto de quiosque ou loja charmosa, conte com a gente para iniciar as tratativas no shopping”, tranquiliza Celine. Com cursos em várias áreas de produção, ela conhece todas as fases de montagem dos quiosques e lojas em espaços menores, e a “experiência dentro das fábricas, acompanhando a fabricação dos móveis, me faz entender realmente a necessidade dos clientes”, revela a arquiteta. Ela conta que vários projetos já passaram por adaptações para se adequar às exigências dos shoppings ou aeroportos e que tantos outros foram instalados sem grandes alterações, pois já foram concebidos, levando em consideração as normas.
    No Brasil, Celine comanda o único escritório de arquitetura e design especializado em projetos comerciais de quiosques.
    Prêmio Bornancini
    O prêmio Bornancini, é uma das ações da Apdesign – Associação de Profissionais de Design do Rio Grande do Sul – foi instituído em 2006 e acontece a cada dois anos. A Associação, sem fins lucrativos, é composta por designers voluntários que dedicam uma parte do seu tempo para fomentar a área e fortalecer a profissão, o bom design e refletir positivamente na sociedade.
    Com realização bienal, o Prêmio Bornancini de Design chega à sua décima edição em 2024, celebrando a excelência e a inovação no design, homenageando o legado do ilustre profissional José Carlos Mário Bornancini, em seu centenário. O engenheiro civil gaúcho foi um dos mais expressivos designers brasileiros.
    Este evento busca explorar e promover o pensamento sistêmico no design, destacando como a conexão de ideias pode gerar impacto positivo e regenerativo no mundo. Nosso objetivo é inspirar todos os participantes a criar um design que honre seu tempo, abordando os desafios contemporâneos de maneira inclusiva e sustentável.
Compartilhe!

Deixe um comentário