Dia Mundial da Propriedade Intelectual reforça a importância do tema

Dia Mundial da Propriedade Intelectual reforça a importância do tema.

Esta semana foi celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, organizado pela World Intellectual Property Organization (WIPO). Todos os anos, no dia 26 de abril, empresas e organizações ligadas ao setor promovem conversas para disseminar os conceitos da disciplina para todos os públicos.

Mestre no assunto pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e sócia da Cerumar, Ana Bilbao define a área como “gestão de ativos intangíveis”. “De uma forma didática, propriedade intelectual é tudo o que não dá pra tocar, mas vale dinheiro. E isso, no âmbito empresarial, se demonstra de várias formas: conhecimento, tecnologia e inovação estão entre elas”, explica.

Dia Mundial da Propriedade Intelectual reforça a importância do tema. Divulgação
Dia Mundial da Propriedade Intelectual reforça a importância do tema. Divulgação

A especialista destaca que o grande objetivo da Propriedade Intelectual é documentar e dar a alguém a propriedade de uma marca, patente ou desenho industrial. “Com a globalização das formas de produção, cada vez mais o que tem valor não é o produto, mas o conhecimento embutido nele. Garantir que isso esteja assegurado é o nosso papel”, afirma.

Ana acrescenta ainda que a estratégia da gestão de intangíveis é uma disciplina que vai muito além do registro de marcas, mais disseminado entre os empreendedores. Ela diz que “a proteção ao símbolo que representa um negócio e sua trajetória é fundamental e geralmente o primeiro passo para que, com acompanhamento profissional, a propriedade intelectual se transforme em parte da estratégia de negócios de qualquer setor”.

O tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual deste ano é o papel das micro e pequenas empresas no cenário de desenvolvimento econômico e de que forma elas podem usar as ferramentas da Propriedade Intelectual para crescerem.

Sobre a Cerumar 

Com 20 anos de experiência em propriedade intelectual, a Cerumar tem uma carteira de mais de 5 mil clientes ativos em todo o mundo. Além da matriz em Rio do Sul (SC), a empresa conta com oito regionais em Santa Catarina.

Entre os serviços prestados estão de gestão de ativos intangíveis, redação de patentes e desenhos industriais, consultoria em contratos que envolvem propriedade intelectual, direito autoral e defesa preventiva ou estratégica. Também atua no apoio a internacionalização de marcas através dos protocolos globais e de uma rede de parceiros estrangeiros.

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