A Arquitetura e o papel do Arquiteto!
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo e com Mestrado em Projeto de Arquitetura Contemporânea pela Universidade Politécnica da Catalunya (UPC / Espanha) o Arquiteto Arthur Calliari destaca alguns pontos da profissão num bate-papo rápido e informal.
Atuando no mercado desde 2010, o paranaense fala sobre o papel do arquiteto e a importância de contratar um profissional qualificado e que esteja presente com sua equipe em todas as etapas do projeto.
O que é importante no trabalho de um arquiteto?
Arquitetura é vocação. Eu nasci para ser arquiteto e o que mais me realiza é identificar e entender o sonho do cliente, as reais necessidades dele e as necessidades do espaço.
Qual o diferencial do seu escritório?
– O maior diferencial do escritório é que damos ao cliente a opção de fazer conosco não só o projeto, mas também a execução completa da obra. Nós projetamos e executamos, com isso ele evita o desgaste do processo, as dores de cabeça que toda obra tem, recebe as chaves na porta e nem por isso paga mais caro, ao contrário, acaba economizando.
Como você consegue entregar uma obra sem que o cliente se incomode e ainda gastando menos?
– É fundamental ter um bom planejamento, uma boa equipe, bons fornecedores e se antecipar aos problemas. Além disso, é importante ter uma comunicação direta e transparente, assim executamos o projeto e a obra com cabeça fria e o cliente tranquilo.
Não é fácil conseguir mão-de-obra de boa qualidade, como se resolve isso?
– Não existe equipe perfeita, a gente trabalha com parceiros de longa data, pessoas conhecidas e testadas, tratamos eles de igual para igual, isso cria uma relação de respeito e comprometimento.
Alguns arquitetos tem fama de se preocupar só com estética, esquecendo as questões práticas, como você analisa isso?
– Existem vários aspectos que devem ser levados em conta num projeto, questões legais e práticas, além das estéticas que também são importantes. Se eu estou projetando uma casa ou prédio, preciso me adaptar às exigências da prefeitura, bombeiros, vigilância sanitária, etc. Também preciso pensar na ventilação, iluminação, utilização de água de chuva, captação de energia solar, economia de energia e, principalmente, na melhor utilização dos espaços – o que vai facilitar a vida das pessoas no seu dia a dia. No final das contas, nós arquitetos não projetamos só paredes, temos que prever o que vai acontecer naquele espaço depois de ocupado, ou seja, como será o fluxo das pessoas, como elas vão trabalhar e viver nesse ambiente. Tudo que é colocado num projeto terá efeito na vida das pessoas no futuro, logo penso na estética somente após o quebra-cabeça estar montado e com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida no espaço e na realização do sonho do cliente.
Arthur Calliari Arquitetos
(41) 98864-6888
oi@arthurcalliari.com
Instagram @arthurcalliari.arquitetos
*foto @matheuskaplun.foto
Foto Eduardo Macarios