Floripa Airport conquista Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC

O Aeroporto de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação.

O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, em segundo lugar ficou o aeroporto de Vitória. Os dois aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil repetiram as posições conquistadas na última edição do prêmio.

O Prêmio Aeroportos Sustentáveis reconhece os operadores aéreos e aeroportuários que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios estabelecidos pela ANAC. O programa Aviação Sustentável não tem caráter regulatório e conta com a adesão voluntária dos participantes.

O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, em segundo lugar ficou o aeroporto de Vitória. Divulgação

O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, esteve em Brasília nesta semana e recebeu os certificados do Diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira.

Entre os sete itens avaliados estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar.

Um dos destaques no Aeroporto de Florianópolis, é o alto índice de desvio de aterro de resíduos produzidos no terminal de aterro, atualmente 82% são encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento.

Para contribuir ainda mais com a descarbonização da indústria da aviação a Zurich Airport Brasil investiu R$ 13 milhões para instalar no Aeroporto de Florianópolis o sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo.

Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto – adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), por meio de um sistema instalado nas dez pontes de embarque. Desde a implantação do sistema, em março deste ano, deixaram de ser emitidas 819 toneladas de CO².

Compartilhe!