Hospital e Maternidade Jaraguá realiza a 100ª cirurgia cardíaca

Hospital e Maternidade Jaraguá realiza a 100ª cirurgia cardíaca.

Em outubro de 2015 a equipe do centro cirúrgico, do  Hospital e Maternidade Jaraguá, realizava a sua primeira cirurgia cardíaca: uma revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como “ponte de safena”. Na última quarta (26), mais de cinco anos depois, o grupo comemorou a realização da sua centésima cirurgia cardíaca realizada em pacientes adultos.

O procedimento realizado nesta semana também foi uma revascularização do miocárdio. Quando se trata de cirurgias cardíacas, é um dos mais comuns.  O cirurgião cardíaco Dr. Thales Cantelle Baggio, que integra o corpo clínico do HMJ, afirma que o método responde por 80% dos casos. De acordo com o profissional, o procedimento realizado na manhã desta quarta-feira foi bem sucedido e o paciente se recupera bem. 

Hospital e Maternidade Jaraguá realiza a 100ª cirurgia cardíaca, uma revascularização do miocárdio (ponte de safena)
Hospital e Maternidade Jaraguá realiza a 100ª cirurgia cardíaca. Divulgação

“Tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, histórico familiar de doenças cardíacas são fatores que levam ao desenvolvimento dessa doença. Ela causa oclusão de artérias coronárias e, consequentemente, exige esse tipo de cirurgia”, relata o médico. 

O Hospital Jaraguá possui equipe especializada na realização de cirurgias cardíacas, composta por mais de 50 profissionais, entre eles, cirurgiões, clínicos, anestesistas, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. Procedimentos como troca de válvulas, implante de marca-passo e correções de aneurismas, também são comuns no local. Para atender essas e outras cirurgias, consideradas de alta complexidade, os profissionais contam com equipamentos de última geração.

Gostou desta matéria? Leia mais aqui!

Compartilhe!