Obra que vem do Museu Oscar Niemeyer é uma homenagem ao mar
O escritório Alpes Projetos e Execuções traz, pela primeira vez em uma mostra CASACOR/SC, uma instalação de arte diretamente do Museu Oscar Niemeyer (PR). Trata-se da instalação “verdeazul”, da artista Dulce Osinski, que investiga um de seus elementos preferidos na natureza: O mar, tão múltiplo em seus aspectos formais e sensoriais. Para Dulce, em sua imensidão e força – que transborda horizontalidade -, ele traduz significados distintos, que podem remeter à violência, mas também à paz.
“Variando em infinitos tons de verde e azul, os movimentos do mar, embora recorrentes, nunca são exatamente os mesmos, trazendo a cada momento texturas diversas, mudança e renovação”, diz.
A artista redescobre azuis e verdes num conjunto de aquarelas produzidas durante os anos de 2019 e 2023 – com módulos de tamanhos variados – inspiradas nos múltiplos registros em fotografia, desenho e pintura realizados nesse período.
Constituindo instalações bidimensionais, sua configuração é variável e permite aos visitantes, pela primeira vez, adquirirem módulos de uma instalação de museu. Ao final da mostra, será possível que cada espectador “interaja” com as aquarelas e escolha sua composição de acordo com o espaço expositivo de sua casa.
Sobre a artista
Ao longo de sua trajetória, Dulce Osinski realizou exposições individuais em museus e centros culturais em cidades do país e exterior, dentre elas Brasília, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, João Pessoa, Pelotas e Jelenia Góra, na Polônia.
Participou de inúmeras exposições coletivas, destacando-se as realizadas na Bolívia, Alemanha, Estados Unidos, Polônia, Japão, Portugal, Uruguai, Suécia, França e Eslovênia.
A artista conquistou diversos prêmios, entre os principais estão: VIII Mostra do Desenho Brasileiro, II Salão de Arte Religiosa PUC-PR, 47° Salão Paranaense, X Mostra da Gravura – Cidade de Curitiba, e 1ª Mostra Nacional de Gravuras de São José dos Campos.
Dulce possui obras em acervos de museus e instituições no Brasil e exterior, entre eles: Museu Oscar Niemayer; Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Fundação Cultural de Curitiba; Museu de Arte de Santa Catarina; Museu de Arte do Distrito Federal; Australian National Gallery; State Museum, em Majdanek, Polônia; e Portland Art Museum, EUA.
Dulce Osinski nasceu em Irati (PR). É formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação dessa mesma instituição.
(A)Maria e o Mar – Café, Bistrô e Wine Bar
Revivendo memórias com a boa gastronomia
As profissionais Mariana Cristina Alves Botelho, Francine Pereira e Jéssica Folster Pereira da Alpes Projetos e Execuções apresentam este ambiente de 337 m2 que é o ponto alto dos encontros e da gastronomia na CASACOR Floripa 2023.
Com estilo moderno, clean e também contemporâneo, o espaço é atemporal e foram utilizados materiais naturais como madeira, pedra e vidro, tudo integrado à natureza do entorno, à beira-mar, no Hotel Maria do Mar.
Com uma atmosfera aconchegante, luminosa e relaxante, o ambiente foi concebido para ser acolhedor, memorável e receptivo.
O espaço funcional integrado, que é palco de muitas conversas em torno da boa bebida e dos cardápios especiais da mostra, tem ampla vista para o mar. A natureza é acolhida no projeto (A) Maria e o Mar Café, Bistrô e Wine Bar.
As profissionais escolheram cores claras para a base e alguns contrastes em preto e amadeirados. O verde das plantas oxigena e pontua os recantos do ambiente com jeito de praia. O projeto, além de ser a referência gastronômica da mostra, inspira os visitantes no Wine Bar, contando histórias sobre os encantos do antigo Hotel Maria do Mar, ao sabor de bons vinhos.
Crédito da imagem da arte – acervo da artista
Crédito da foto do ambiente – Lio Simas