A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como empresas operam, impulsionando carreiras e gerando resultados. Um estudo da McKinsey aponta que em 2024, 72% das empresas do mundo já tinham adotado ferramentas do tipo – em 2023 este índice era de 55%. Sua aplicação prática vai muito além da automação de tarefas repetitivas, permitindo que negócios se tornem mais estratégicos, eficientes e inovadores.

“No contexto corporativo, a IA vem sendo amplamente utilizada para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Essa mesma pesquisa da McKinsey indica o aumento de receitas nos setores de marketing e vendas a partir do uso de Inteligência Artificial. Ferramentas de machine learning analisam grandes volumes de dados em tempo real, ajudando na tomada de decisões mais assertivas e antecipando tendências de mercado. Isso permite que empresas ajustem rapidamente suas estratégias, minimizando riscos e identificando novas oportunidades de crescimento”, comenta Everaldo Grahl diretor presidente da Fritz Müller – Hub de Conhecimento.

Na experiência do cliente, a IA tem papel fundamental na personalização de produtos e serviços. Sistemas baseados em algoritmos de recomendação, como os utilizados por plataformas de streaming e e-commerce, analisam preferências individuais para oferecer sugestões mais alinhadas aos interesses do consumidor. Além disso, chatbots e assistentes virtuais aprimorados por IA garantem um atendimento mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de resposta e proporcionando uma interação mais fluida e natural. Essa personalização melhora significativamente a satisfação e a fidelização dos clientes, impactando diretamente os resultados financeiros das empresas.
Também é preciso reconhecer o quanto a IA está transformando carreiras ao automatizar funções repetitivas e liberar profissionais para tarefas mais estratégicas. Ferramentas de análise de dados, por exemplo, auxiliam executivos e gestores a obter insights valiosos, enquanto plataformas de IA generativa facilitam a criação de conteúdos e a resolução de problemas complexos. “Profissionais que dominam essas tecnologias ganham destaque no mercado, pois conseguem agregar mais valor às organizações e atuar de forma mais inovadora. Assim, a IA não apenas otimiza a produtividade individual, mas também redefine as habilidades mais demandadas no mercado de trabalho, impulsionando a necessidade de atualização constante”, ressalta Everaldo Grahl – diretor presidente da Fritz Müller.
AI Experience
“Percebemos que a adoção da Inteligência Artificial já não é mais uma opção e sim uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado. Seu impacto vai além da automação, proporcionando inovação contínua, experiência aprimorada para os clientes e um ambiente de negócios mais dinâmico e eficiente, garantindo um crescimento sustentável do negócio”, comenta Everaldo Grahl.
Todas essas questões serão abordadas no AI Experience: Inteligência Artificial, Resultados Reais, organizado pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento, no dia 18 de março. Três profissionais de peso na área trazem um panorama de mercado: Martha Gabriel, especialista em inovação e IA, Gustavo Donato, professor da FDC, e Giresse Contini, executivo da Serasa Experian.
AI Experience: Inteligência Artificial, Resultados Reais
Quando: 18 de março
Horário: 19h
Onde: Don Concept Hall
Deixe um comentário
You must be Logado para publicar um comentário.