Especialista fala sobre o assunto
Admirar aquelas paredes verdes e cheias de vida enche os olhos de qualquer um. Os jardins verticais, que surgiram a partir da década de 1930, mais do que embelezar ambientes, também podem amenizar o calor, trazendo conforto térmico para os espaços internos.
Hoje em dia é comum apreciar estes grafismos vegetais em fachadas de empreendimentos, ou lojas, dentro das casas, ou apartamentos, em jardins de inverno, feiras e mostras de decoração, mas a criatividade pode levá-los a qualquer lugar.
“Jardins verticais nos conectam a natureza e trazem bem-estar. Estes espaços unem decoração e paisagismo e são capazes de transformar um ambiente, de acordo com o gosto do cliente”, explica Flávia Wolf, que comanda a Freedom Walls.
Quando ela, brasileira e o marido Cristóbal Ávila, chileno, moravam na Nova Zelândia, onde viveram por 6 anos, surgiu a ideia de trabalhar com este segmento, por isso o nome em grafia inglesa. Ambos engenheiros de formação tinham carreiras totalmente diferentes da que ocupam hoje.
Cristobal era responsável por uma empresa com mais de 300 funcionários, onde colhiam mais de 30 mil brócolis por dia, que abastecia a todos os mercados da Nova Zelândia. Já Flávia, engenheira civil atuava na construção de estradas e de um prédio anexo ao aeroporto na capital Wellington.
Foi lá que nasceu a vontade de empreender e a Freedom Walls, que surgiu há três anos, hoje possui sede em Jaraguá do Sul, mas atende todo o litoral e possui empresas licenciadas em 10 cidades Brasil afora. Sua atuação é no mercado de luxo, oferecendo excelência no atendimento e nos produtos.
Você já deve ter ouvido falar que jardins verticais exigem cuidados especiais e manutenção correta. A empresária explica:
– Quando se trata de criar um jardim vertical natural, muitos desafios devem ser superados. Um dos desafios mais comuns é a infiltração, que pode resultar em danos estruturais e problemas de umidade nas paredes. No entanto, no Jardim Freedom, alcançamos a solução perfeita para eliminar completamente a infiltração e garantir um ambiente exuberante e seguro, explica a empresária.
Por meio de anos de pesquisa, visitas técnicas a Cingapura, tecnologia e desenvolvimento, sua equipe chegou ao Sistema Conecta®, com um sistema de irrigação inovador que permite a criação de jardins verticais naturais sem a necessidade de impermeabilizar as paredes. Isso resulta em segurança, livrando os donos de jardins das preocupações como ter que regar suas plantas constantemente.
“A essência do Sistema Conecta® reside em sua engenharia avançada. Cada componente foi projetado meticulosamente para garantir a estanqueidade do sistema, mantendo a água contida dentro do jardim vertical. Pesquisas dentro da empresa demonstram que o sistema consome 4 vezes menos água que os demais. Isso significa que você pode desfrutar da beleza e dos benefícios da natureza em seu ambiente, sem se preocupar com vazamentos, ou danos causados pela infiltração”, pontua Flávia.
Além de superar o desafio da infiltração o sistema é totalmente automatizado e controlado por meio de sensores e dispositivos inteligentes, onde a umidade do solo e as necessidades das plantas são monitorados continuamente. Dessa forma, cada planta receba a quantidade ideal de água, evitando tanto o excesso quanto a escassez.
Além disso, a Freedom Walls preza pela sustentabilidade. Seus vasos são feitos com materiais reciclados, contribuindo para a redução do consumo de plástico e promovendo a economia circular.
– Cada vaso produzido pelo Sistema Conecta® retira o equivalente a 60 tampas de garrafas PET do meio ambiente. Essa abordagem sustentável não apenas protege o planeta, mas também resulta em um jardim vertical durável e de qualidade. Outra vantagem significativa do Jardim Freedom é a economia de água. Ao contrário de outros sistemas convencionais que encharcam as plantas para garantir sua hidratação, nosso sistema de irrigação precisa fornece água apenas na quantidade necessária. Isso evita o desperdício de água e cria um ambiente mais eficiente em termos de recursos hídricos, adverte Flávia.
Para que os jardins fiquem perfeitos, as plantas ficam um mês sendo preparadas e curadas em uma estufa na empresa, antes de serem colocadas nos vasos e montadas nas paredes. Isso garante plantas saudáveis. Ela explica que a Freedom Walls saiu do ramo da jardinagem e entrou para o mercado da arquitetura, com projetos totalmente personalizados e preços variados.
Neste tipo de jardim algumas plantas se adaptam melhor, e as escolhas são feitas entre os clientes e a empresa. Quem contrata os serviços ainda recebe garantia de cinco anos no Sistema Conecta® e acompanhamento por 3 meses no cuidado das plantas.
Sua empresa já assinou paredes em construtoras, mostra de decoração, lojas, shoppings e hospital, mas as possibilidades são infinitas.
Saiba mais em:
@freedomwalls
@sistemaconecta
@jardinsfreedom