Jovens celebram a formatura da 10ª turma do Projeto Pescar

Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e ele se alimentará por toda a sua vida. O provérbio chinês resume o propósito do Projeto Pescar, iniciativa que busca oferecer formação socioprofissionalizante a jovens em vulnerabilidade social. O programa está presente em todo o Brasil – e em Blumenau há uma década é aplicado pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento.

Programa desenvolvido em todo o país é aplicado há uma década em Blumenau pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento. Foto: Alex Miranda

Em 2024, na 10ª edição realizada na cidade, 20 jovens entre 16 e 19 anos receberam o certificado de participação. A Piethra Lohane Didre é uma delas. Por conta do seu desempenho durante as atividades, ela foi uma das primeiras da turma a ser contratada por uma empresa local. “Eu sou muito grata ao projeto Pescar por todo o aprendizado que ele me trouxe. É um sonho finalizar essa capacitação já inserida no mercado de trabalho, além de toda a formação social que ele me trouxe”, comemora a estudante.

Programa desenvolvido em todo o país é aplicado há uma década em Blumenau pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento. Foto: Alex Miranda

Piethra faz parte dos mais de 50% do grupo que encerra o programa já encaminhado para o mercado de trabalho. “É uma satisfação ver esses jovens trilhando caminhos sólidos na jornada profissional. Com a base que é oferecida no Projeto Pescar, o emprego é um plus, mas todos saem daqui capacitados a enfrentar os desafios que a vida adulta exige. Tenho certeza de que temos aqui hoje 20 pessoas transformadas e com uma visão de futuro e relações interpessoais que serão decisivas nas suas trajetórias”, destaca Raquel Schürmann, gerente executiva da Fritz Müller.

Durante dez meses, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas, focadas em ensino profissionalizante na área de serviços administrativos (o que correspondeu a 40% da carga horária), além de desenvolvimento pessoal e cidadania (60% do programa). O curso é totalmente gratuito e os participantes ainda tiveram benefícios como uniforme, alimentação, transporte, seguro de vida e internet para acesso ao conteúdo online.

Até hoje, em Blumenau, 156 jovens passaram pelas cadeiras do Projeto Pescar. As inscrições para a turma de 2025 já estão abertas: serão 25 vagas. Os interessados devem fazer o cadastro para o processo seletivo no site http://www.projetopescar.org.br.

Compartilhe!

Deixe um comentário