Migração para o ambiente virtual impulsiona uso de metodologias de pesquisa. Por exemplo, no ano de 2020, a maioria dos negócios não teve escolha, pois as condições geradas pela pandemia da Covid-19 os obrigaram a focar no mercado online. Aliás, um ambiente extremamente competitivo. E ainda mais, com uma variedade de produtos e serviços disponíveis aos consumidores.
Desta forma, torna-se necessário o desenvolvimento constante do tanto do atendimento como das vendas omnichannel. A propósito, potencializadas cada vez mais desde o início da pandemia. Assim, empresas de todos os segmentos têm investindo, cada vez mais, na avaliação da experiência do consumidor (CX) com suas marcas. Com o crescimento da preferência pelas plataformas digitais, é essencial também investigar a experiência do usuário (UX). Ou seja, entender com profundidade os pontos positivos e negativos de suas interações.
As pesquisas revelam
Uma pesquisa divulgada pelo “Think with Google”, em 2020, revelou que 40% dos consumidores brasileiros passaram a fazer mais compras online durante a quarentena. E que 40% destes, pretendem ampliar as compras nesse formato pós-pandemia. Mas, como saber qual a real experiência que sua empresa está proporcionando ao consumidor? Ainda mais, qual o motivo dele ter escolhido você?
É aqui que metodologias de pesquisa de mercado, adequadas às novas tecnologias e às necessidades do consumidor, surgem como peças-chave. Uma delas é a de cliente oculto. Esta metodologia permite avaliações através de todos os canais.
A Mister O., empresa especializada nesta metodologia, percebeu um aumento de 345% na demanda por pesquisas online de 2019 para 2020. As avaliações presenciais sempre foram a maioria. Contudo, em 2019, por exemplo, 85% das pesquisas foram presenciais. Somente 15% de demanda para pesquisas de mercado online.
Os que os resultados indicam
A partir destas pesquisas é possível identificar tanto comportamentos padrões no atendimento como também apontar onde há necessidade de melhorias. Consequentemente, dados confiáveis e análises detalhadas apoiarão os gestores na tomada de decisões e definição de estratégias.
“É possível avaliar a percepção de um usuário quanto à funcionalidade e agilidade nas ações. Além disso, atendimento, suporte técnico e fluxos de vendas nos diversos canais de comunicação digitais também poderão ser avaliados, por fim. Dessa forma, o empresário ou gestor consegue analisar pontos de melhoria. Consegue também tomar decisões assertivas e estratégicas. Ainda, é possível monitorar os resultados alcançados, tanto para a empresa quanto para os consumidores”, conclui Reiner Weihermann, CEO da Mister O.
Sobre a Mister O.
A Mister O. é uma empresa com sede em Balneário Camboriú (SC), especialista na realização de pesquisa de mercado com diversas metodologias. Dentre estas, a de Cliente Oculto, que geram dados aprofundados e estratégicos aos gestores e empresários de todos os segmentos. Com a realização de mais de 3 milhões de avaliações até o momento, a Mister O. oferece oito variações de pesquisa de mercado através de todas as plataformas de interação, se adequando às necessidades e expectativas de cada cliente.
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