Nutricionista catarinense comemora reconhecimento na sua área de atuação

Dia do Nutricionista: Tatiane Flores é referência nacional na especialidade e aplicação do teste de Sensibilidade Alimentar

Nesta quinta a-feira (31) comemoramos o Dia do Nutricionista.

A nutricionista Tatiane Flores, catarinense considerada referência nacional em Intolerância e Sensibilidade Alimentar, com a utilização de teste trazendo uma metodologia inovadora a qual inclui avaliações através do FOOD DETECTIVE , capaz de auxiliar na melhor compreensão da causa das doenças e não somente dos sintomas.

Tatiane atualmente se divide entre o atendimento a Clínica Integrada Tatiane Flores em São Joaquim, Lages com Consultório em Florianópolis, atua também na administração de duas lojas na região serrana, auxiliando ao público na orientação a uma vida mais saudável, como nutricionista da Loja Cia da Saúde São Joaquim e da Loja Sports Nutrition By Cia da Saúde, em SC, entre seus novos projetos está a expansão de atendimentos para várias cidades.

A especialista tem participação em programas de rádio e tv, abordando sobre os sintomas que pedem atenção relacionados a alimentação.

A principal orientação é observar sintomas, ao consumir derivados do leite, camarão, peixes ou outros frutos do mar, alguns deles pode indicar que você possui algum problema alimentar, seja ele intolerância, sensibilidade ou alergia.

É possível identificar sinais logo após o consumo dos alimentos, no entanto outros alimentos podem demorar algumas horas para surgir.

A gravidade do problema, pode variar conforme a quantidade ingerida, mas alguns deles são bastante comuns.

Os desconfortos mais citados, estão: cólicas, enxaquecas, tontura, náuseas, coceira, psoríase, azia, diarreia, arritmia, prisão de ventre, aftas, fadiga, conjuntivite, entre outros.

Saiba diferenciar

ALERGIA, SENSIBILIDADE E INTOLERÂNCIA

Sensibilidade

A sensibilidade possui reações parecidas com a alergia. É causada por uma reação exagerada do sistema imunológico perante o contato com pelos de animais, descamações, pólen, mofo, proteínas alimentares, etc.

Mas, diferentemente da alergia, as reações do organismo ocorrem de maneira atenuada, podem demorar de 45 minutos a 3 dias para se manifestar e são concentradas no sistema gastrointestinal, gerando sintomas como diarreia, vômito, inchaço do abdômen.

Além disso, também podem ocorrer algumas manifestações na pele como inchaço e erupções, e ocasionais dores de cabeça.

Alergia

A alergia se caracteriza pela reação de defesa do corpo, acionada pelo sistema imunológico, frente a alimentos ou substâncias que nosso organismo não reconhece.

Esse não reconhecimento leva a uma reação dominó de respostas por imunoglobulinas do tipo E e IgE. A intensidade da ação das imunoglobulinas liberadas dependerá da sensibilidade da pessoa que ingeriu ou entrou em contato com alérgenos e da quantidade ingerida.

O diagnóstico é dado por meio de dois exames:

RAST: exame de sangue recomendado para buscar a presença de anticorpos responsáveis pela alergia para o alimento ou substância suspeitos de desencadear a reação.

Teste cutâneo: realizado na parte mais superior da pele utilizando alérgenos das substâncias suspeitas. Vinte minutos após o exame é possível realizar a leitura dos resultados e indicar quais substâncias apontam resultados positivos.

Nos dois casos, o diagnóstico deve ser feito por um profissional da saúde.

Intolerância

Diferentemente das duas condições anteriores, a intolerância não possui envolvimento algum com o sistema imunológico, ela é uma reação exclusiva do sistema digestivo.

Nos casos de intolerância, o sistema digestivo é incapaz de processar determinados alimentos devido a ausência de da enzima que realizaria a digestão. Por exemplo, em pessoas intolerantes à lactose, não possuem a enzima lactase, que realizaria a digestão do principal açúcar o leite.

Dessa forma, o alimentos não são absorvidos de forma natural e causam efeitos colaterais como o vômito, diarréia, prisão de ventre, flatulência, úlcera, náuseas, dor, desconforto e inchaço abdominal.

A ausência de enzimas digestivas não é a única causa da intolerância, ela também pode existir por síndrome do cólon irritável, úlceras, alergias alimentares, doença celíaca e outras doenças crônicas relacionadas à ingestão alimentar.

Teste

Para o diagnóstico de sensibilidade alimentar a nutricionista poderá sugerir que o paciente faça o teste , também através de exames específicos que avaliam a mediação do IgG no sangue.

Tatiane Flores, tornou-se referência na sua área de atuação, por ser a profissional que mais aplica em consultório o teste que detecta até 59 alimentos, que possam provocar a sensibilidade alimentar.

Especialização Tatiane Flores

Nutricionista, Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, com Pós em Saúde Pública, especialização em Modulação Intestinal/Inibidores da Bomba de Prótons, Especialista em Intolerâncias e Alergias Alimentares, Especialização em Obesidade e Emagrecimento.

Health & Wellness Coaching/Personal Diet e Personal Cook,Pós em Nutrição Esportiva e Estética,Pós em Nutrição Esportiva Funcional/

Especialização em Cirurgia Bariátrica e Balão Intragástrico.

Compartilhe!