De 9 a 13 de fevereiro acontece oficialmente a mais tradicional das celebrações da cultura brasileira: o Carnaval. Mesmo para quem não vai viajar, a folga em muitas empresas e instituições de ensino garante um tempo para aproveitar. No Vale do Itajaí, não faltam opções para quem quer sair de casa nesta época.
Ver shows de humor
Sair de casa com o objetivo de soltar boas gargalhadas é uma proposta nova de lazer em Blumenau (SC). E a programação do Porão Comedy Club na época do Carnaval é um bom motivo para quem quer viver essa experiência.
No dia 8 de fevereiro, Brow Malaquias apresenta o show Chegando em Casa “Nóis” Conversa. A programação de Carnaval termina na quarta-feira de cinzas, dia 14, com Andressa Bragatto apresentando o show Mãe de Três. Mais informações estão em @poraocomedy.
Levar as crianças para aproveitar o Carnaval
Os cuidadores que querem proporcionar aos filhos uma brincadeira de Carnaval sem sair da região, poderão aproveitar a programação do Empório Vila Germânica dedicada aos pequenos. Na segunda e terça-feira, das 14h30min às 18h, acontecem atividades recreativas assistidas dedicadas ao público infantil.
Na segunda-feira (12) acontece uma festa da espuma, com uma máquina de espuma e trilha sonora dedicada a um bloquinho infantil. Já na terça-feira (13) a programação conta com uma oficina de “balangandãs” de Carnaval e com diversos brinquedos infláveis. Todas as atividades – incluindo os brinquedos – são gratuitas e contam com suporte de recreadores. Mais informações em @emporiovilagermanica.
Museu para brincar e entrar no clima da Páscoa
O Museu Interativo Brasil Alemanha, em Pomerode (SC), tem uma proposta diferente: por lá, interagir com a exposição é não só permitido, como incentivado. Tanto as exposições analógicas quanto as digitais têm na troca com os visitantes uma premissa para a diversão.
O espaço, que trata da relação binacional entre o Brasil e a Alemanha, também tem uma novidade inédita: uma exposição temporária que conta a história e mostra como foram os ovos de Páscoa anteriores da Osterfest, a festa de Páscoa de Pomerode. Mais informações estão em @museubrasilalemanha.
Para mergulhar no universo da cerveja artesanal
Que Blumenau (SC) é a Capital Brasileira da Cerveja, provavelmente todos sabem. Mas a história da cidade com a bebida, os aspectos técnicos e inovações que tornaram esse título possível pode ser desvendado no Museu da Cerveja. Localizado no Centro Histórico da cidade, o espaço conta com oito salas em que é possível conhecer a história da bebida, aspectos técnicos da produção e, claro, provar dois rótulos produzidos na região já incluídos no valor do ingresso.
Além da visita ao Museu, também é possível aproveitar o Biergarten que fica junto ao Museu – e é acessível mesmo para quem não faz a visita, de forma gratuita. Por lá é possível aproveitar a vista do ponto mais icônico do Rio Itajaí-Açu, um parque para crianças e serviços de bar e cozinha, com mais estilos de cerveja produzidos na região e petiscos com ingredientes típicos como a linguiça Blumenau. Mais informações em @museudacervejablumenau.