Faltando menos de um mês para o aguardado show de Paul McCartney em Florianópolis, representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina, realizaram uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25/09) para apresentar o plano de segurança e mobilidade que será implementado no dia 19 de outubro. O evento, que promete reunir cerca de 30 mil pessoas no estádio da Ressacada, contará com um esquema robusto de operações para garantir o sucesso da logística e a segurança de todos os presentes.
Segundo o Secretário de Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, o estado de Santa Catarina tem se destacado em âmbito nacional pela sua capacidade de organização e segurança em grandes eventos. “A capacidade para agir ante aos movimentos mostra que nosso estado é altamente competitivo, atrás apenas de São Paulo em ranking nacional. Santa Catarina foi recentemente apontada como o estado mais seguro do Brasil, e isso com certeza contribuiu para que Paul McCartney escolhesse Florianópolis como destino”, afirmou Graff. Ele destacou ainda que 700 profissionais da segurança pública estarão envolvidos no evento, incluindo forças da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Mobilidade: planejamento com foco no deslocamento pós-show
A mobilidade foi um dos principais pontos abordados durante a coletiva. Ricardo Nazário, da empresa ACESSAR Engenharia, detalhou o plano de transporte e trânsito, que foi desenvolvido em parceria com o poder público.
O grande diferencial do planejamento está na estratégia para garantir que todo o público consiga deixar o estádio após o término do show. “Após um estudo detalhado, chegamos a um tempo plausível e ideal de aproximadamente três horas para que todos os 30 mil espectadores saiam do estádio de forma organizada e sem grandes congestionamentos”, destacou Nazário.
Esse planejamento minucioso levou em conta o impacto que eventos desse porte normalmente geram na região. Para evitar o colapso do trânsito, será adotado um modelo híbrido de transporte, que inclui bolsões de estacionamento fora do perímetro do estádio, com ônibus fazendo o translado dos espectadores até o local e estacionamentos ao redor do estádio. Além disso, o público poderá contar com bicicletários, proporcionando alternativas sustentáveis de mobilidade.
Na saída do evento, a SC-405, principal via de acesso ao estádio, terá seu tráfego invertido, permitindo que quatro faixas sejam utilizadas em direção ao centro da cidade, agilizando o retorno do público. A Via Expressa Sul será expandida temporariamente para operar com seis faixas. “Essa operação de inversão de faixas será fundamental para alcançar nosso objetivo de liberar o trânsito em até três horas após o término do show”, explicou Nazário. Equipes de 35 homens estarão no local para garantir a desobstrução rápida da via e minimizar possíveis gargalos, além de guinchos que ficarão à disposição para eventuais necessidades.
Tecnologia deve diminuir gargalos de trânsito
Um dos pontos altos do plano é a utilização de tecnologia para evitar filas nos estacionamentos. As vagas em estacionamentos ao redor do estádio e nos bolsões serão vendidas exclusivamente online, no site que será disponibilizado em breve para o público através da empresa responsável, CR Vigilância e Segurança. “O motorista terá um QR code, o que vai facilitar o fluxo de chegada, sem a necessidade de pagamentos no local, evitando assim a formação de filas”, acrescentou Nazário.
Também haverá pontos dedicados para o uso de táxis e carros de aplicativo, e corredores específicos para agilizar a circulação desses veículos no sentido Sul da Ilha. O planejamento visa evitar que o tráfego do bairro Carianos, onde fica o estádio, seja prejudicado durante a saída do evento.
Além de adiantar todo o processo de compra e venda dos tickets de estacionamento, a medida está aliada aos propósitos do Procon, que também esteve presente na coletiva para destacar o trabalho que vem sendo realizado a fim de coibir práticas abusivas, tanto na cobrança de estacionamento quanto na venda de produtos durante o evento, como água e alimentos. “Santa Catarina está preparada para esse evento. Essa coletiva demonstra o poder e a força que temos de integração para evitar possíveis abusos”, pontuou a diretora do Procon de Santa Catarina, delegada Michele Alves Correa Rebelo.
Segurança pública: operações especiais e medidas preventivas
O Tenente-Coronel da Polícia Militar, André Rodrigo Serafin, afirmou que o 4º Batalhão está completamente preparado para o show, com 415 policiais destacados para a operação, além do suporte da cavalaria, do batalhão de choque e do BOPE. “Estamos lidando com um público que já se mostrou ordeiro em grandes eventos anteriores, como no show do Guns N’ Roses. Mesmo assim, o policiamento será intensificado dentro e ao redor do estádio para garantir que todos possam desfrutar do evento com tranquilidade”, ressaltou Serafin. Ainda assim, de acordo com o gerente de Fiscalização de Jogos, Diversões Pública e Produtos Controlados da Polícia Civil de Santa Catarina, delegado Gustavo Kremer, policiais à paisana estarão no evento para coibir, por exemplo, os preocupantes roubos de celulares.
Além disso, o policiamento rodoviário contará com 38 agentes dedicados a evitar acidentes e a garantir o fluxo do tráfego. Uma das prioridades será a segurança nas vias ao redor do estádio, especialmente com a inversão temporária de faixas na SC-405 para agilizar o deslocamento dos espectadores. Serafin também enfatizou a importância de evitar o uso de álcool ao dirigir, lembrando que a Polícia Militar estará atenta para fiscalizar e coibir práticas de direção perigosa.
Outro foco será a prevenção de atividades ilegais, como a atuação de flanelinhas e vendedores ambulantes que não autorizados. “Haverá um policiamento rigoroso nas áreas de estacionamento para evitar qualquer tentativa de extorsão por flanelinhas e para garantir que os ambulantes ilegais não atrapalhem a mobilidade previamente planejada. Reforçamos a importância de o público estacionar em locais permitidos, como os bolsões de estacionamento oficiais, que estarão policiados e monitorados”, orientou o Tenente-Coronel. Inclusive, segundo o secretário de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, “não foram emitidos alvarás para ambulantes neste evento, então as pessoas não devem se arriscar comprando mercadorias ao redor do show”.
Serafin também trouxe dicas de segurança essenciais para o público: evitar deixar objetos de valor à vista nos veículos e optar pelos estacionamentos oficiais e bem policiados, diminuindo riscos desnecessários.
O promotor de Justiça do Ministério Público, Wilson Paulo Mendonça Neto, da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que destacou a importância do trabalho em conjunto com as forças de segurança para orientar o público em relação aos seus direitos e deveres, reforçou as dicas de segurança: “É importante que o público não deixe pra ir pro show de última hora, ou deixar para chamar um carro de aplicativo faltando uma hora para o show começar”, afirmou.
“O pedido é muita paciência do público. É importante que o público esteja preparado para o deslocamento pós-show, para que tudo ocorra com tranquilidade”, reforçou o promotor.
O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, contará com 45 profissionais à disposição, além de ambulâncias e caminhões de combate a incêndio no local. “Nossa equipe está pronta para qualquer tipo de emergência, seja hospitalar ou relacionada à segurança contra incêndios. Estaremos a postos para assegurar que o evento ocorra de forma tranquila e segura para todos”, afirmou o comandante da 1ª Região do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Júnior.
Expectativas para o evento e o impacto econômico
Paulo Fellin, produtor do show e responsável pela realização de mais de 40 espetáculos internacionais em estádios, enfatizou o trabalho árduo que está sendo feito para garantir uma experiência única ao público. “Sou paulista, mas catarinense de coração. Estou extremamente feliz e agradecido por todo o apoio que estamos recebendo do poder público. Sem a atuação e planejamento do poder público, não seria possível realizar esse evento”, comentou Fellin.
A expectativa é de que cerca de 50% do público venha de fora de Santa Catarina, o que está aquecendo a economia local, principalmente nos setores de turismo e comércio, como por exemplo a taxa de ocupação de 90% da rede hoteleira. “Estamos trabalhando duro para entregar a melhor experiência possível, e tenho certeza de que Florianópolis está pronta para se consolidar como um destino para grandes eventos internacionais”, concluiu Fellin.
Com o plano de segurança e mobilidade já definido e amplamente discutido, a cidade se prepara para um dos maiores eventos do ano, esperando garantir não apenas a satisfação do público, mas também o sucesso de um evento que pode colocar Florianópolis ainda mais no radar dos grandes shows internacionais.