Posição estratégica e crescimento econômico de Itajaí alavanca setor da construção civil

O crescimento econômico exponencial experimentado por Itajaí tem ajudado a atrair cada vez mais novos moradores e investidores para o mercado imobiliário. Com um PIB (Produto Interno Bruto) que cresceu 44% em 2021 – dado mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a cidade se destaca como a maior economia de Santa Catarina e uma das mais prósperas do país.

Situada ao lado do Aeroporto Internacional de Navegantes, a cidade oferece fácil acesso a diversas regiões do país e do mundo. A proximidade de Balneário Camboriú, um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, também contribui para o desenvolvimento da região.

Além disso, com um PIB (Produto Interno Bruto) que cresceu 44% em 2021, a cidade se destaca como a maior economia de Santa Catarina. Divulgação

A força motriz da economia local é o seu complexo portuário, o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas conteinerizadas. Essa infraestrutura robusta impulsiona o comércio exterior, atraindo grandes empresas e gerando milhares de empregos diretos e indiretos. A cidade também se destaca como um importante centro industrial, com destaque para os setores naval e de alimentos.

Crescimento da construção civil

A construção civil, por consequência, vive um momento de grande efervescência. A verticalização da cidade, com a construção de edifícios de alto padrão, busca atender o novo momento da cidade. Empresas como a Lotisa Empreendimentos têm inovado no mercado imobiliário, oferecendo soluções para atender diferentes mercados.

Recente pesquisa da Brain Inteligência e Estratégia – focada no estudo do setor imobiliário no país – revelou que o mercado da construção civil segue com cenário promissor em Itajaí. Dados da Brain apontam que, até 2030, Itajaí terá uma população estimada de 322,4 mil habitantes e um crescimento médio populacional anual de 8.370 pessoas. Consequentemente, a cidade apresenta uma demanda vegetativa de aproximadamente 4.300 unidades habitacionais por ano, evidenciando a necessidade de novos empreendimentos para atender à crescente população.

Demanda crescente por moradias

A demanda anual por novas moradias na cidade é 3,8%, índice bem superior à do Brasil (1,8%) e até mesmo à de Santa Catarina (2,7%). Fábio Luís Inthurn, CEO da Lotisa Empreendimentos – maior construtora de Itajaí – lembra que a cidade se destaca como um polo gerador de oportunidades profissionais. “A cidade possui um crescimento urbano planejado e sustentável, tornando-se um destino desejado para famílias que buscam se estabelecer ou investir na região”, diz.

Com 1640 unidades construídas e entregues e mais de 900 unidades em construção, a empresa se destaca pelo volume e sucesso nas vendas de seus imóveis. Desde o seu início, a Lotisa já projetou mais de 360 mil metros quadrados distribuídos em 30 projetos.

Fábio Inthurn, CEO da Lotisa, atribui o reconhecimento da empresa ao compromisso com a qualidade, o volume de obras e a alta taxa de vendas. Com uma equipe altamente capacitada e comprometida, desde a concepção do projeto até a entrega das chaves, a Lotisa investe constantemente em tecnologia e inovação, buscando sempre oferecer empreendimentos que atendam às demandas do mercado.

Qualidade de vida

Apesar de todo o desenvolvimento, Itajaí preserva o charme e a hospitalidade de uma cidade menor. A qualidade de vida, a segurança e a beleza natural são alguns dos atrativos que fazem da cidade um destino cada vez mais procurado por turistas e novos moradores. A combinação perfeita entre o dinamismo urbano e a tranquilidade do litoral torna Itajaí um lugar único para se viver e investir.

Itajaí em números:

Crescimento do PIB em 2021: + 44%

Posição no ranking das maiores economias da região Sul: 3º lugar

Posição no ranking das maiores economias do Brasil: 23º lugar    

Posição entre as cidades mais populosas de SC: 5º lugar   

População em 2022: 264 mil habitantes

Demanda anual por novas moradias: 3,8%   

Compartilhe!

Deixe um comentário