Posicionamento digital e lideranças: como as redes sociais podem trabalhar a favor de marcas pessoais

Não é novidade que, em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, a construção de uma presença marcante e um posicionamento estratégico no ambiente digital são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Um estudo da CDN, agência de comunicação e relações públicas, realizado a pedido da Forbes Brasil, e que analisou o engajamento dos CEOs das Marcas Mais Valiosas do Brasil, mostrou que mais da metade dos líderes utiliza as redes de forma estratégica para fortalecer a reputação institucional das companhias que comandam. O estudo inédito avaliou 25 lideranças e tentou entender como elas utilizam essa ferramenta para construção e fortalecimento da reputação individual e institucional.

’Na atualidade digital, a presença ativa dos executivos nas plataformas online não apenas representa uma adaptação necessária, mas também é uma oportunidade estratégica. A inércia ou a passividade na adoção de um posicionamento digital eficaz e consistente pode acarretar riscos significativos para a reputação tanto do executivo quanto da empresa’, aponta a jornalista Cristiane Soethe, co-CEO da Presse Comunicação e professora universitária.

Cinara Maria, Fernanda Momm e Cristiane Soethe. Divulgação

Especialistas alertam, porém, que a construção deste posicionamento digital deve vir acompanhada de um trabalho estratégico relacionado à marca pessoal do profissional. ’Antes de definir linguagem, mensagem e até quais redes sociais utilizar, são necessárias reflexões sobre a identidade desse executivo, autopercepção, missão pessoal, visão de futuro e potencialidades, por exemplo’, acrescenta a comunicadora, mentora e especialista em Marketing, Cinara Maria.

Levantamentos como a pesquisa “Liderança Conectada”, da consultoria Brunswick, destacam a expectativa crescente em relação à presença online dos CEOs. Na opinião da co-CEO da Presse Comunicação, jornalista e especialista em Marketing Digital, Fernanda Momm, ignorar essa realidade coloca em risco não apenas a reputação pessoal dos executivos, mas também a imagem corporativa como um todo. ’A falta de movimento na era digital é percebida como falta de adaptabilidade e pode resultar em danos significativos à reputação. A participação constante – e qualificada – dos líderes nas redes sociais e mídias digitais não representa apenas uma extensão da marca; é uma ferramenta fundamental para construir conexões emocionais, disseminar mensagens estratégicas e engajar o público de maneira consistente’, opina.

Construção da reputação

Para auxiliar executivos, líderes e CEO’s na construção desse posicionamento digital estratégico, a Presse Comunicação e a consultora Cinara Maria se uniram com o objetivo de oferecer ao mercado um serviço de mentoria: o Brand Leadership. A ideia é auxiliar esses profissionais a conquistarem autoridade em seus segmentos de atuação, por meio de estratégias consistentes e alinhadas ao desenvolvimento da marca pessoal de forma autêntica.

A mentoria é destinada a homens e mulheres e é dividida em módulos de marca pessoal e presença digital e abrange, entre outros temas: autoconhecimento e diagnóstico de marca, posicionamento e diferenciação, presença online estratégica e estratégia de conteúdo para redes sociais.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://bit.ly/BLmulheres, que neste mês de março está direcionado a um valor especial de lançamento para mulheres.

Compartilhe!