Produtora blumenauense completa 20 anos e celebra excelente fase 4.0

Foi em julho de 2003, em Blumenau, que Ulisses Weber e seus filhos Watson e Wellington decidiram empreender no ramo de produções audiovisuais e isso, na época, incluía transferir conteúdo de VHS para DVD.

De 2003 para cá, a produtora que cruzou duas décadas de avanços tecnológicos que exigiram reposicionamentos e estratégias certeiras, bateu seu recorde de faturamento em 2022.

Os sócios e irmãos Watson e Wellington Weber, da Studio20. Divulgação

Depois de adequar-se constantemente ao mercado e alcançar um alto padrão de entrega, os sócios da Studio20, os irmão Watson e Wellington, comemoram a trajetória da empresa e a nova fase da produtora 4.0, status que acreditam ter alcançado incentivados pelos planos do pai que, mesmo falecido em 2017, seguiu inspirando o sonho dos filhos.

“Acredito que a Studio20 esteja hoje numa fase de maturidade, colhendo frutos de tudo o que aprendemos como empresa e fornecedor nestas duas últimas décadas dedicadas a entregas de máxima qualidade para os nossos clientes, e onde contribuímos também para a história da publicidade catarinense”, explica Watson Weber sobre a faceta atual da produtora que começou há vinte anos com um único funcionário responsável por criar, filmar e editar, e que, só no início de 2023, conta com mais de 50 profissionais diretos e indiretos atuando em projetos simultâneos para Fort Atacadista, Beto Carrero e Sicoob.

A produtora familiar, Studio20, que nasceu em Blumenau em julho de 2003, atravessou revoluções tecnológicas e alcançou voos internacionais. Divulgação

Ano passado a Studio20 produziu 128 comerciais, média de 10 filmes mensais, o que a coloca entre as três maiores produtoras do Estado e uma das mais expoentes do Sul.

Com uma linha do tempo eclética, a Studio20 já produziu desde gravação de DVD´s de shows nacionais, como o Show de Bandas com vários artistas, em 2005; operou a TV Câmara do Município da Palhoça entre 2009 e 2011;  fez vídeos institucionais para marcas como Dudalina e Perdigão em 2009; inovou e criou um mascote virtual, o robô Twenty, em 2010; foi pioneira na utilização do gravador Sony XDCam Drive em 2010; adaptou sua marca virando Studio20 Films em 2014; produziu seu primeiro comercial de TV com veiculação nacional em 2015, para a Havan que, em 2016, apresentou Luciano Hang pela primeira vez numa das suas propagandas produzidas pela Studio20.

Um filme para o Shopping Center Novo Plaza Sul, em São Paulo, em 2018, marcou a expansão do atendimento para outras praças brasileiras e, na mesma época, um filme gravado no Beto Carrero World para a Hot Wheels foi a primeira aprovação internacional da Studio20.

No começo de 2019 um filme mundial para WEG, empresa líder mundial em motores, com captação no Brasil, México, Estados Unidos, África do Sul, Índia e China colocou a produtora catarinense no patamar dos players do setor no Brasil, onde mantém-se até hoje.

“Nestes vinte anos a Studio20 tem criado vídeos memoráveis que nos inspiram a experimentar novas perspectivas sempre comprometidos em fornecer aos nossos clientes resultados de alto nível” defende Wellington sobre o perfil de atuação da produtora que também coleciona prêmios.

Em 2017 a Studio 20 Films conquista o Profissionais do Ano da Rede Globo (Região Sul) com filme para o Beto Carrero World e, no ano seguinte, leva o Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão com o Melhor Comercial Promocional/Varejo para Beto Carrero World.

No final de 2019 um vídeo produzido pela Studio20 Films para UNIASSELVI alcança o 7º lugar no ranking dos comerciais mais vistos do YouTube Brasil, com quase 40 milhões de visualizações. E em março de 2020, no auge da ascensão, chegou a pandemia, um momento crucial para o mercado como um todo e que testou a capacidade de resiliência dos irmãos Weber.

Durante o período de pandemia, os 12 funcionários contratados da Studio20 Filmes foram mantidos, e outros cerca de 50 fornecedores PJ seguiram com atividades ligadas à produtora dentro das demandas necessárias. As estruturas, que ficaram obsoletas em virtude da proibição de aglomerações, foram dispensadas e a partir de julho de 2020 a produtora se reinventou e passou a oferecer serviços de forma criativa para atender as restrições sanitárias.

De reuniões on-line até captações à distância, tudo foi desenvolvido na busca por manter os clientes em evidência, incluindo a autorização para reutilização gratuita de materiais de arquivo da produtora. Soluções que mantiveram clientes fiéis e reescreveram os modus operandis da produtora que não hesitou em recalcular sua rota para seguir firme no mercado.

Em abril de 2023, a carteira de clientes da Studio20 tem Fort Atacadista, Sicoob, Weg, Beto Carrero World, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Avaí Futebol Clube e Uniasselvi. A perspectiva dos sócios é crescer ainda mais neste momento 4.0 da empresa.

“Nos adaptamos rapidamente, otimizamos espaços de captação, redimensionamos nossas equipes apostando em profissionais de excelência, investimos em equipamentos de última geração e hoje estamos entre as três maiores produtoras do estado oferecendo entregas de altíssima qualidade a preços competitivos, o que está fazendo os olhos de agências de grandes centros se voltarem para nós”, resume Well sobre o momento e as perspectivas de crescimento nacional da Studio20 Films.

Compartilhe!