Professora da rede municipal de Itajaí é finalista no Prêmio Educador Nota 10

“Quintal das Sensações” é o nome do projeto que fez a professora da rede municipal de Itajaí (SC), Juliana Sperber estar entre os três finalistas do Prêmio Educador Nota 10, na categoria sustentabilidade. Ele teve início durante o curso de graduação em Pedagogia, na UNIASSELVI Itajaí, e foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil (C.E.I) Cecília Santiago Dias. 

Preservação ambiental é o que a educadora promove para a sua turma de 14 crianças com idades entre 2 anos e 3 anos e 11 meses. Juliana incentivou a ambientação dos pequenos na área verde da escola, expandindo o horizonte deles e criando um vínculo entre eles e a natureza: 

“O objetivo é proporcionar uma educação além da sala de aula, levando as crianças a vivenciar o que tem do lado de fora, sentir a areia e a grama nos pés, e trazer a natureza para dentro da sala. Assim, elas aprendem a cuidar do meio ambiente de forma prática, tornando-se criativas, observadoras e conscientes do seu papel na preservação do planeta”. 

Juliana conquistou o 3º lugar no eixo ‘Sustentabilidade’. Divulgação

Ao todo, em todo o país foram selecionados nove projetos transformadores e de impacto alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, divididos em três temas: Direitos Humanos, Sustentabilidade – em que Juliana conquistou a 3ª colocação – e Tecnologia e Inovação.  

“A nossa escola é cercada por vegetação nativa, riachos, fazendas e diferentes animais como gado, galinhas, patos, cachorros… e ter esse contato mais próximo e consciente com a natureza faz com que desperte nos alunos o sentimento de pertencimento e consequentemente os torna cuidadores desse espaço”. 

Regar e tocar a terra, dar comida aos animais, colher frutas do pé e tudo mais que for possível de fazer usufruindo com responsabilidade do local em que está inserido, é o que a professora faz diariamente com os seus alunos.  

Um novo horizonte para todos 

Juliana conta que ser uma das indicadas ao Educador Nota 10, foi um “divisor de águas”, pois além das crianças terem uma nova perspectiva do seu mundo ao redor, ela também começou a ter novas percepções:  

“Participar do prêmio fez experienciar o meu “quintal das sensações”, pois ao ser finalista e comparecer à cerimônia de premiação houve muita troca. Eu tive acesso a pessoas, obras e locais culturais que antes eu jamais imaginei conseguir chegar perto”.  

Segundo ela, tudo isso resultou em muita inspiração para novas iniciativas pedagógicas que devem ser colocadas em prática a partir do próximo ano letivo, em fevereiro de 2025. 

Sobre a premiação 

Considerado um dos maiores e mais importantes eventos da área de educação básica nacional, o Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998. E tem como objetivo incentivar profissionais que fazem a diferença na educação, reconhecer e valorizar educadores que se empenham na criação e implementação de iniciativas importantes. Participam do evento professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. 

Compartilhe!

Deixe um comentário