Projeto ‘Hellow’ prepara jovens para mercado de tecnologia

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), o lançamento do projeto Hellow, uma parceria entre o SENAI e a prefeitura de Blumenau. O evento reuniu autoridades como o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, o secretário de educação, Alexandre Matias, a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, além de professores da rede pública, e o corpo docente do SENAI responsáveis pelo projeto.

Durante o evento, foi assinado o contrato que selou essa parceria que visa não apenas apresentar os jovens para área da tecnologia, mas também despertá-los para o mundo de oportunidades do setor. O Hellow é um convite para os adolescentes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental conhecerem o mundo da tecnologia para além do que eles conhecem hoje no seu cotidiano. “Nós queremos que esses jovens vivam uma nova atmosfera da tecnologia nesse tempo. Nosso intuito é fazer com que, quando migrarem para o ensino médio, a tecnologia seja uma opção de carreira”, explica a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri.

Programa lançado nesta quarta-feira, 14, é uma parceria entre o SENAI e Prefeitura de Blumenau. Divulgação

O programa não apenas busca capacitar os estudantes para o mercado de tecnologia, mas também desafiá-los de maneira envolvente e dinâmica. “O Hellow é a cereja do bolo que vai trazer para o jovem uma oportunidade de entrar em contato com tecnologia de uma maneira diferente. Queremos que eles entendam que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia”, comenta o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Com o lançamento do projeto Hellow, Blumenau tem o intuito de preparar os jovens de uma forma inovadora. A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, expressou que o projeto impactará os estudantes e a cidade de várias formas. “O Hellow vai além do desenvolvimento econômico da nossa cidade. Sabemos que esses programas trazem impactos não apenas para os jovens de forma individual, mas para toda a sua família. Esse tipo de projeto abre portas de oportunidades para que esses jovens entrem no mercado de trabalho de uma forma mais preparada e tenham de fato uma opção de mudarem suas vidas”, comenta.

Sobre o projeto

A partir de um método de ensino descontraído e inovador, o projeto Hellow é destinado a todos os alunos que cursam entre o 8° e o 9° ano de ensino fundamental das 37 escolas municipais participantes do projeto.

O projeto começará com 4.500 alunos na fase inicial. Destes, 300 estudantes serão selecionados para participar do Hackathon, que resultará nos 100 finalistas que terão a oportunidade de realizar o curso gratuito. O projeto ainda tem a intenção de estimular o crescimento de mulheres no mercado de TI, por isso 50% das vagas dos finalistas são destinadas às meninas.

Compartilhe!