Projeto Mulheres que Inspiram reúne centenas de empreendedoras em Blumenau

Blumenau foi palco, na última quarta-feira (2), da 5ª edição do evento Mulheres que Inspiram, um encontro dedicado ao empreendedorismo feminino e à troca de experiências. O evento consolidado reuniu um público engajado e proporcionou um dia repleto de aprendizado, inspiração e conexões valiosas. O projeto abordou o impacto das mulheres no cenário empresarial, um tema de grande relevância, considerando que, de acordo com o Sebrae, 33,89% dos negócios no Brasil são liderados por empreendedoras. 

O evento marcou o encerramento da quinta edição do Projeto Mulheres que Inspiram e registrou lotação e contou com a presença da fundadora da Nugali, Maitê Lang, a dermatologista Nadine Vandresen e a diretora da Toalhas Atlântica Susymeri Ogliari. O evento também prestou homenagem às mulheres cujas histórias foram destacadas ao longo da campanha do projeto, reconhecendo suas contribuições à sociedade. 

Em sua fala, a idealizadora do evento, Mara Denise Poffo Wilhelm, destacou que o Mulheres que Inspiram é um evento de encontros, de rever pessoas queridas e fazer novas amizades. “Aqui, nós encontramos pessoas que não vimos há muitos anos, encontramos colegas e encontramos pessoas novas, que saem daqui com novas amizades. E isso é o que soma nas nossas vidas e nas nossas profissões. Porque muitas vezes ficamos tão focados no nosso dia a dia, no nosso trabalho, na nossa entrega, no nosso compromisso, e esquecemos de nos doar um pouco para os outros. Muito obrigada a todos que nos apoiam, a todos que nos ajudam, a todos os nossos participantes e a toda equipe de trabalho”, agradeceu. 

Com inscrições esgotadas, aproximadamente 200 mulheres lotaram a DVA Mercedes para o talk Transformação 360º, com as empreendedoras Maitê Lang, Nadine Vandresen e Susymeri Ogliari. Divulgação

A fundadora da empresa Nugali, Maitê Lang, em sua palestra “O doce desafio de empreender” dividiu com a plateia o início da história da empresa, que é o chocolate mais premiado do Brasil. “Hoje, a gente tem um pouco mais de valorização do empreendedor do negócio próprio, mas eu sempre falo que não é preciso, necessariamente, ser um empreendedor de negócio próprio. Eu acho que é um pouco de vocação. Eu sou de uma família de gente de negócio e de indústria. E eu sou apaixonada pela indústria. Eu sou apaixonada pela transformação. Adoro ver a matéria-prima entrando, se transformando em outra coisa. O que eu aprendi nesses anos é que a beleza da indústria e de muitos outros negócios não está restrita na transformação de matéria-prima em produto, ou de uma ideia. O que eu aprendi é que a indústria ela transforma muito mais que produtos, ela transforma as vidas, ela transforma a nossa comunidade. Os nossos negócios têm um impacto transformador na nossa comunidade, na vida dos nossos colaboradores, clientes e fornecedores”, afirmou, destacando também as ações de sustentabilidade da empresa, como compra de cacau diretamente do produtor, selo Lixo Zero, energia fotovoltaica em toda a empresa, logística reversa, carbono neutro, entre outras. Ela ainda deixou como conselho para quem quer empreender: priorizar o negócio, planejamento financeiro, ter atenção com as pessoas e persistência. 

A segunda convidada da noite, Susymeri Ogliari, trouxe o tema ’Construindo Legados”, lembrando sua trajetória na empresa fundada pelo pai, a Atlântica Toalhas. “Minha trajetória começou cedo, dentro da empresa da minha família, e ao longo dos anos aprendi que crescer em um negócio vai além da gestão. Construir um legado no empreendedorismo é um caminho que exige dedicação, aprendizado contínuo e coragem para inovar”. Segundo ela, o setor têxtil oferece desafios que podem se transformar em oportunidades quando há determinação e propósito. “Construir uma marca respeitada exige persistência, mas também capacidade de evoluir e inovar. Tenho certeza que quando as futuras gerações estiverem prontas para a empresa surgirá um novo modelo de negócio, mas as raízes estarão lá, profundas”, destacou. “Que possamos seguir fortalecendo nossos negócios, impactando o mercado e inspirando outras mulheres a trilharem seus próprios caminhos”, finalizou. A empresa atualmente emprega 500 funcionários em setores de fiação, tecelagem, beneficiamento textil, importação e rede de lojas, produzindo mais de 12  milhões de toalhas ao ano.

A última palestrante da noite, a dermatologista Nadine Vandresen, trouxe como tema para sua palestra “saúde, genética e longevidade”, destacou que empreender na área da saúde vai muito além de abrir uma clínica – é sobre inovar, transformar vidas e oferecer soluções que realmente façam a diferença. “No Grupo NV, desenvolvemos um modelo de atendimento que une dermatologia, genética e equilíbrio hormonal, porque entendemos que cada mulher tem necessidades únicas em cada fase da vida”, disse, afirmando que o empreendedorismo exige visão, estratégia e coragem para inovar. “Ao longo da minha jornada, percebi que o sucesso vem quando aliamos conhecimento científico, tecnologia e um olhar humano para nossas pacientes. Que possamos seguir empreendendo com propósito, criando negócios que impactam vidas e promovem bem-estar”, finalizou. 

Projeto Mulheres que Inspiram 

O empreendedorismo feminino destaca e apoia as mais diversas iniciativas para os negócios. Desde grandes empresárias, pequenas produtoras locais, profissionais individuais e startups, mas todas com lideranças femininas. Durante o mês de março, oito histórias inspiradoras de mulheres da região foram compartilhadas, contempladas no Talk Transformação 360º, ponto alto do evento. Confira abaixo as entrevistadas: 

  • Beatriz Moreira Leite, figura singular no cenário da medicina brasileira;
  • Elisa Marchi, ceo da Elisa Marchi Sapatos; 
  • Fabiana Xavier Tambosi, co-fundadora e diretora criativa na Principessa Camisaria;
  • Heloisa Hermann Dallacorte, diretora de marketing na Decanter;
  • Irene Wiggers, médica radiologista e ceo da Tolenttino Joias; 
  • Maitê Lang, fundadora da Nugali Chocolates; 
  • Nadine Vandresen, dermatologista de renome no Brasil. 
  •  Susymeri Ogliari, diretora da Toalhas Atlântica. 

O evento é uma realização da Contax Contabilidade & Planejamento Tributário, Meeting Negócios e Economia, HALLO! Magazine e contou com patrocínio de DVA Mercedes, Diogo do Canto, Enoteca Decanter Blumenau, Shopping Neumarkt, Blumenau Norte Shopping, Tollentino Joias, Grupo NV e Valeska Nutricionista. O evento também contou com o da Presse Comunicação, Wilhelm & Niels Advogados Associados, NSC Total Blumenau, Jovem Pan, Rádio Mix, Portal da Cidade de Blumenau, Idely, Unicred, Associação Empresarial de Blumenau (ACIB).

Compartilhe!

Deixe um comentário