Uma inovação em um evento que já tem 15 edições. O público escolherá as cinco melhores cervejas participantes do 16º FBC – Festival Brasileiro da Cerveja, entre 12 e 15 de março, no Expocentro de Balneário Camboriú. A ideia é divulgar o que a cerveja artesanal brasileira tem de melhor e aquelas que cairão no gosto das milhares de pessoas aguardadas.
As cervejarias próximas são as primeiras a comemorar. Leonardo Teixeira, sócio da Faroeste Beer, de Itajaí, considera a iniciativa vital para seu mercado.
“A avaliação do público é determinante, pois trata-se de nosso consumidor final e levamos muito em conta esta opinião para direcionarmos nossa produção”, avalia, destacando a importância da próxima sede do FBC. “Além de ser ‘perto de casa’, Balneário Camboriú é um polo turístico que divulgará ainda mais cervejas de outras regiões catarinenses, como o Sul, Chapecó e Joinville, por exemplo”, destaca Teixeira.
Para William Missen, sócio da Marchand Beer Co., de Balneário Camboriú, a escolha do público provoca as cervejarias a divulgarem novos produtos pensando no motivo principal de sua produção, que são os apreciadores de cerveja. Segundo ele, a escolha por Balneário Camboriú tornará a cidade conhecida por mais um atrativo.
“É uma vitrine mundial no turismo que agora se destaca com a cerveja. A decisão é uma virada de chave na divulgação da cerveja brasileira”, explica.
De acordo com a Ablutec, que organiza o Festival, a realização em Balneário Camboriú é emblemática: a cidade é um eixo estratégico, unindo as três capitais do sul do país, região que reúne um terço das cervejarias artesanais do Brasil, próxima a três aeroportos, cheia da atrativos e grande infraestrutura turística.