Um surto de meningite acendeu um alerta entre os moradores de Blumenau e região após a Secretaria de Saúde municipal emitir uma nota confirmando o aumento de casos da doença. Até o momento, são oitos casos confirmados em internação, sendo cinco crianças e outros três adultos. Uma das principais formas de prevenção da doença é a vacinação e as doses podem ser encontradas em Blumenau.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente é causada por vírus, fungos e outros agentes infecciosos. O Ministério da Saúde lista quatro tipos diferentes: a viral, bacteriana, fúngica ou parasitária. De janeiro até julho de 2023, Santa Catarina já registrou 431 casos de meningite, dentre eles 37 mortes, de acordo com a Dive (Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado).
A doença tem uma rápida transmissão em ambientes de aglomeração e atinge principalmente bebês, crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. Com essa nova onda de casos, a principal forma de se prevenir contra a meningite é a vacinação. Na rede SESI Saúde é possível encontrar as vacinas do tipo Meningite B, Meningite ACWY e pneumo 13, que também possui cobertura contra a doença.
Quem tiver interesse no imunizante pode procurar o estabelecimento, localizado na rua Ângelo Dias, nº 72, com atendimento de segunda à sexta, das 07h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3231-5312.
Identifique os sintomas
Os sintomas da meningite variam a depender do tipo da doença contraída, mas geralmente os sinais mais comuns são: febre, cefaléia, náuseas, fotofobia (sensibilidade à luz), vômitos, rigidez na nuca, dor muscular e dificuldades respiratórias. Em crianças pode haver irritabilidade, apatia e falta de apetite.
A doença deve ser tratada rapidamente, pois pode causar complicações de saúde, como danos cerebrais, perda auditiva, problemas de visão, convulsões e paralisia, além de levar à morte, em casos mais graves.
Vacina contra meningite – SESI Saúde
Local: Rua Ângelo Dias, nº 72
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h30.
Telefone: (47) 3231-5312