Teatro Carlos Gomes apresenta novo Auditório Heinz Geyer

Tombado pelo patrimônio histórico estadual de Santa Catarina, o Teatro Carlos Gomes é um símbolo da cultura catarinense e referência de arte na região do Vale do Itajaí. Sua edificação está em processo de renovação há cerca de seis meses e a primeira parte do Projeto de Reparo e Manutenção foi entregue oficialmente na quarta-feira (31/1), em uma solenidade que apresentou também a nova identidade visual do teatro e o projeto para remodelação de sua praça.

Nesta primeira fase, o Auditório Heinz Geyer recebeu uma nova pintura, ressaltando seus aspectos arquitetônicos e seu estilo Art Déco. “Em uma sala de espetáculos, é muito importante que a área da plateia seja mais escura, para que o palco tenha maior destaque durante as apresentações. Aliamos essa necessidade a uma valorização da estética interna do auditório, cujo estilo Art Déco mescla um racionalismo arquitetônico a ornamentações pontuais: ora com formas absolutamente geométricas, ora com molduras suavemente arredondadas emprestadas de estilos mais tradicionais”, explica o arquiteto Thiago Mondini, responsável pelo projeto.

Toda a pintura teve o apoio da Tintas Coral e Tintas Benedett, por meio do Movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável que busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais e espaços relevantes para comunidades em todo o Brasil, a partir de ações de pintura, capacitação e restauração. Em Blumenau, a Coral também marca presença junto à sociedade em ações na tradicional Oktoberfest e na revitalização da Ponte dos Arcos, cartão-postal da cidade.

Evento também contou com lançamento da nova identidade visual da instituição. Divulgação

“É gratificante podermos contribuir com a renovação de um patrimônio histórico tombado de grande relevância para a região, palco da vida cultural de Blumenau, preservando a sua memória e estimulando novas experiências”, comenta Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina, fabricante da Tintas Coral. Para esta obra, foram utilizados mais de 500 litros de tintas.

Foi realizada ainda a renovação da iluminação em parceria com a Blumenau Iluminação, oferecendo melhores efeitos de luz na plateia. O projeto contemplou também investimento na climatização do palco, bem como melhorias nos camarins e nos camarotes do grande auditório.

Mondini ressalta que um patrimônio só é realmente preservado quando está em uso. E para isso, é necessário que seja atrativo tanto para os empresários quanto para os artistas e o público.

Evento também contou com lançamento da nova identidade visual da instituição. Divulgação

“E isso se dá de diversas maneiras, desde boas políticas internas, acessibilidade de seus ambientes, variedade de espaços disponíveis, retorno financeiro possível para os espetáculos até a capacidade de atrair um público cada vez mais diversificado”, explica. E complementa: “portanto, a renovação de um patrimônio vai muito além de conferir uma nova roupagem estética. No caso específico do teatro, estamos buscando todos os recursos possíveis para que ele esteja cada vez mais vivo, acessível e presente no dia a dia da população. Queremos que tenha o lugar de destaque que merece em Blumenau”.

Ele ainda lembra que o teatro possui uma representação muito profunda na cultura da cidade, já que o interesse pelas artes é um aspecto importante da cultura alemã trazida pelos imigrantes. “Desde sua fundação, o Teatro Carlos Gomes tem sido palco de importantes eventos, além de um ambiente de ensino de música, dança e teatro. Exemplar único e muito especial não apenas de Blumenau, mas de Santa Catarina, ele se destaca por sua data de construção e por seu porte, não havendo outro equipamento similar do mesmo período em nosso Estado”, finaliza Mondini.

O presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck, acredita que a verdadeira vocação do teatro é acolher a produção cultural de Santa Catarina, em suas diversas formas, e proporcionar eventos expressivos e valorosos para a comunidade blumenauense.

“O teatro é um importante promotor cultural e deve sempre democratizar e ampliar o acesso à arte de qualidade. Por isso, este projeto que possibilita aportar recursos para custos operacionais e manutenção da edificação é de enorme importância para a sobrevivência desta casa de cultura. No mais, a realização de reparos pontuais garante a segurança do prédio e o conforto de seus usuários, bem como reduz a demanda de restauros muito mais custosos”, pondera.

As reformas do Projeto de Reparo e Manutenção são viabilizadas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), através do Ministério da Cultura, com aporte das empresas AgroTimbó, Altenburg, Bermo, Blukit, Blumenau Iluminação, Breitkopf, Cartondruck, Dicave, Gráfica 43, Havan, LCR Motos, Malhas Wilson, Senior Sistemas, Tarpan e Weg, e o suporte de indivíduos engajados, incluindo Dietmar Piske e Leonardo Zipf.

Nova identidade visual

Durante o evento, também foi apresentada a nova identidade visual do Teatro Carlos Gomes. A logomarca, desenvolvida pela arquiteta, designer e artista plástica Christiane Lindner a partir de um estudo criterioso de seu rebranding, pretende estabelecer uma nova comunicação com o público, partindo de um contexto moderno, clean e autoral.

O elemento visual que compõe o logotipo está associado às formas encontradas na superfície da fachada do Teatro Carlos Gomes. As cores escolhidas propõem elegância e modernidade e trazem uma sensação de otimismo e idealismo. A repetição reforça a importância da forma enquanto elemento referencial dessa arquitetura tão relevante para Blumenau.

Essa experiência unificada da forma e cor tem o objetivo de transmitir profissionalismo, confiabilidade e uma mensagem adequada ao momento de restruturação do Teatro Carlos Gomes. Nelson Santiago, membro do Conselho do teatro e voluntário na organização do marketing da entidade, explica que essa logomarca simboliza um novo ciclo que o teatro está vivendo, mais aberto, próximo da comunidade e oferecendo uma experiência diferenciada para os artistas e o público.

“Nosso maior objetivo com esse rebranding é deixar a comunicação mais fluida e conectada com o nosso público. Ao modernizar nossa logomarca, atraímos novos olhares e mostramos que estamos engajados e nos adaptando às mudanças e necessidades de um mundo cada vez mais dinâmico”, ressalta Santiago.

Compartilhe!